Mafê Costa quebra recorde sul-americano e é quinta do mundo nos 200m livre

Maria Fernanda Costa quebrou o recorde sul-americano nos 200m livre pela terceira vez e chegou em quinto lugar na final do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha. Ela terminou a prova em 1m56s85, tempo alvo da atleta e sua equipe para hoje.

Siobhan Bernadette, de Hong Kong, ficou com o ouro. A neozelandesa Erika Fairweather veio logo em seguida, e a australiana Brianna Throssell completou o pódio.

A prova começou bastante equilibrada, e Mafê virou em oitavo lugar nos primeiros 50m e nos 100m bateu em sétimo. A brasileira, então, cresceu bastante nos metros finais, se recuperou e chegou na quinta colocação.

[Baixar o tempo] foi a estratégia que a gente estava estudando desde ontem. Alcancei finalmente o 1min56s. Espero melhorar até as Olimpíadas. Uma prova muito forte, ainda tenho que melhorar meus fundamentos, as adversárias saem muito na frente. Agora quero voltar ao Brasil para treinar ainda mais. A maioria das meninas nadam 100m e 200m e eu sou uma das únicas que faz os 400m, então eu já tinha um pouco de noção que ia começar mais atrás. Agora é treinar para começar junto.
Mafê, ao sportv.

Mafê chegou à decisão após completar a semifinal em 1min57s11, com direito a quebra do recorde sul-americano e conquista de índice olímpico. Ela ficou em sexto na classificação geral e em terceiro na sua bateria.

Nas eliminatórias dos 200m livre, Mafê também já havia batido o recorde sul-americano. Agora, ela se tornou a primeira brasileira a nadar a prova na casa do 1min56s.

Essa foi a terceira final disputada pela brasileira neste Mundial. A nadadora brasileira também lutou pelo pódio nos 400m livre (terminou em 4º lugar) e participou do revezamento 4x100m livre.

Mais mundial

Mais cedo, o Brasil garantiu a vaga olímpica na disputa do revezamento 4x100m medley misto. Embora não tenha enviado competidores para a prova no Mundial de Doha, a equipe brasileira carimbou o passaporte em Paris-2024 graças ao resultado do Campeonato Mundial de 2023, realizado em Fukuoka, no Japão.

Continua após a publicidade

Guilherme Basseto, Jhennifer Conceição, Kayky Mota e Stephanie Balduccini formaram o revezamento brasileiro no Mundial de Fukuoka e nadaram 3min48s00 na ocasião, terminando em 16º lugar na eliminatória.

Na madrugada de hoje, o brasileiro Breno Correia pulou na água para a disputa das eliminatórias dos 100m livre e acabou na 27ª posição da classificação geral. Com o resultado, ele ficou fora da semifinal.

Mafê Costa também estava inscrita para a semifinal dos 200m borboleta, mas preferiu abrir mão para se poupar, já que voltou à piscina hoje para a final dos 200m livre.

Deixe seu comentário

Só para assinantes