Surfista é chantageada com fotos produzidas por IA em que aparece nua

A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis denunciou chantagem que tem recebido nos últimos dias por parte de um hacker.

O que aconteceu

A surfista foi às redes sociais para expor assédio do qual é vítima. Segundo Mariana, um hacker tem enviado mensagens para ela em tom de chantagem desde 17 de novembro.

A pessoa ameaça divulgar imagens em que a portuguesa aparece nua. O chantagista cobra quantia de 5 mil euros (R$ 26 mil) para não enviar os supostos registros da surfista para familiares, amigos e patrocinadores. O prazo definido pelo hacker seria ontem, e Mariana não cumpriu a exigência financeira.

As fotos, no entanto, são geradas por inteligência artificial. Mariana denuncia ser vítima de "DeepNude", imagens criadas artificialmente que inserem o rosto de uma pessoa em um corpo que não lhe pertence.

Eu recebi de um número estranho 'minhas' fotos nuas. Digo 'minhas' porque não sou eu nas fotos. Elas são geradas por inteligência artificial, e preciso dizer a vocês. Juro que parecem reais Mariana Rocha Assis

Horas depois, a surfista publicou novo print de mensagens do chantagista. Após ser bloqueado no Telegram, o hacker entrou em contato pelo WhatsApp. "Só preciso pagar 100 dólares a influencers de Sri Lanka e 300 dólares a influencers de Portugal para arruinar sua vida e negócios", escreveu.

Mariana ainda fez um apelo para que a questão do "DeepNude" seja combatida com seriedade. "Por mais que eu acredite que inteligência artificial tenha seus bons pontos, é assustador para onde estamos indo. POR FAVOR TODOS OS GOVERNANTES DO MUNDO, FAÇAM ALGUMA COISA. Estamos caminhando para um lugar muito, muito assustador".

Continua após a publicidade