Topo

Jornal: Preso por matar namorada, Pistorius pode estar livre 'em semanas'

Oscar Pistorius acompanha julgamento em tribunal em Pretoria - Alon Skuy/Reuters
Oscar Pistorius acompanha julgamento em tribunal em Pretoria Imagem: Alon Skuy/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/03/2023 20h21

O ex-atleta paraolímpico Oscar Pistorius, que matou a namorada há 10 anos, pode receber liberdade condicional dentro de semanas. Essa informação é do jornal britânico 'Independent'.

No dia 31 de março, um conselho de liberdade condicional na África do Sul vai analisar o caso do atleta.

"Fomos informados pelo conselho de liberdade condicional que a audiência ocorrerá em 31 de março de 2023", disse o advogado de Oscar, Julian Knight.

Pistorius foi preso por atirar quatro vezes em Reeva Steenkamp, que estava trancada no banheiro de sua casa em Pretória, em 2013. Ele disparou quatro vezes dizendo acreditar que o barulho que ouviu era de um intruso e alegou que foi legítima defesa.

Ele foi condenado a 13 anos e cinco meses de prisão. Steenkamp e Pistorius tinham um relacionamento de apenas três meses quando o homicídio aconteceu.

O processo, conhecido como diálogo vítima-criminoso, é parte integrante do programa de justiça restaurativa da África do Sul que reúne as partes afetadas por um crime.

Um amigo que o visitou na prisão teria dito que ele estava pedindo perdão à família de sua namorada.

Apesar disso, os pais de Reeva, Barry e June Steenkamp, levantaram objeções sobre a libertação de Pistorius, embora não tenham poder para bloqueá-la.

Na África do Sul, os infratores são automaticamente elegíveis para consideração de liberdade condicional depois de cumprir metade de sua sentença — o que acontece no caso de Oscar.