Topo

Filipe Toledo vê alvo nas costas e Laureus como motivação por vaga olímpica

Do UOL, em São Paulo

28/02/2023 04h00

Filipe Toledo concorre ao Prêmio Laureus, e quer o título para seguir em alta. Atual campeão mundial de surfe, o brasileiro já teve uma vitória em 2023, no Havaí, e espera vencer a concorrência — que conta com Rayssa Leal — para levantar o troféu na categoria Melhor Atleta de Ação.

Filipinho celebrou a indicação, que será uma "motivação extra" no decorrer do ano. Ele tenta repetir o feito do skatista Bob Burnquist, último brasileiro vencedor na categoria, em 2002. Daniel Dias (entre paralímpicos), Pelé (pela carreira) e Chapecoense ( Melhor Momento do Esporte) também foram premiados.

É uma honra poder ter sido nomeado para o prêmio. [...] A indicação traz um extra, um algo a mais, para gente poder botar um pouquinho a mais e falar que realmente vale a pela. Se todo ano eu puder fazer uma bela campanha e ser nomeado ao Prêmio Laureus, eu vou fazer". Filipe Toledo.

Além do Laureus, Filipe tenta o bicampeonato e uma vaga nas Olimpíadas. O atleta natural de Ubatuba (SP) é o atual vice-líder e melhor brasileiro no ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL). Os dois brasileiros mais bem colocados se classificam para os Jogos de Paris.

Sem ter se classificado para Tóquio, Filipinho espera não só ir a Paris como também ficar com uma medalha. Gabriel Medina e Italo Ferreira representaram o Brasil na última edição.

Do último ano para cá, muita coisa boa tem acontecido, eu estou muito feliz profissionalmente, pessoalmente, mentalmente, e isso só está me trazendo benefícios. Estou muito focado esse ano, vou dar o meu melhor para poder representar o nosso país nos Jogos Olímpicos e quem sabe conquistar uma medalha". Filipe Toledo.

O cara a ser batido?

Filipinho - Mark Rightmire/MediaNews Group/Orange County Register via Getty Images - Mark Rightmire/MediaNews Group/Orange County Register via Getty Images
Filipe Toledo durante disputa do Finals contra Italo Ferreira
Imagem: Mark Rightmire/MediaNews Group/Orange County Register via Getty Images

Filipe não concorda com o rótulo, mas admite que o título colocou um alvo em suas costas. A campanha que o deixou no topo do mundo contou com quatro finais e duas vitórias (em G-Land e Rio de Janeiro).

O John John [Florence] tem dois títulos, o Gabriel tem três títulos, então tem pessoas que podem ser os alvos, mas eu acho que posso ter colocado um alvo nas minhas costas. Estou preparado e protegido" Filipe Toledo.

E muito se deve à versão "mais leve" do surfista. "Agora que conquistei [o título mundial], minhas energias foram renovadas, eu me sinto muito mais disposto, preparado e feliz. Acho que tem tudo para dar certo esse ano, ter novos títulos, novas vitórias em etapas e talvez uma vaga nas Olimpíadas", contou.

O 2023 de Toledo

Um título em duas etapas: Filipe conquistou Sunset Beach (disputada no Havaí, EUA), após final com Griffin Colapinto (EUA), e terminou na quinta colocação em Pipeline (também no Havaí).

A próxima parada será em Portugal. A etapa de Peniche ocorre entre os dias 8 e 16 de março.

Entrega do Prêmio Laureus. A premiação ainda não tem data ou local definidos, também não se sabe se ocorrerá evento presencial.