Topo

Lula lamenta morte de Isabel Salgado: 'Voz ativa por um país mais justo'

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/11/2022 10h05

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito nas últimas eleições, lamentou a morte de Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei, em suas redes sociais.

Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo. Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei". Lula

O Partido dos Trabalhadores também se pronunciou nas redes sociais sobre a morte de Isabel: "Estamos consternados com a notícia do falecimento da gigante do vôlei brasileiro e mundial Isabel Salgado. Medalhista pan-americana, estava na equipe de transição de governo no grupo dos esportes. Nosso carinho à família e amigos; sentiremos muito sua falta. Isabel, Presente!".

Isabel, ex-atleta de vôlei e vôlei de praia, morreu hoje, em São Paulo, aos 62 anos. Ontem ela foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão, e faleceu durante a madrugada.

Na segunda-feira, ela havia sido incluída no grupo técnico de Esportes do gabinete de transição da Presidência. A escalação tem principalmente ex-atletas, como Ana Moser, Isabel Salgado e Raí. Estão incluídos também dois paralímpicos, sendo inclusive uma atleta em atividade, Verônica Hipólito.

O grupo foi montado pelo prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), apontado como candidato a ser o ministro do Esporte. O ministério deixou de existir sob o comando de Jair Bolsonaro (PL), sendo transformado em secretaria.

Isabel foi a primeira estrela do vôlei feminino brasileiro. Carioca da gema, garota de Ipanema, ela começou a carreira nas categorias de base do Flamengo. Com 16 anos, já era titular do clube rubro-negro e não tardou a chegar à seleção brasileira, levando o Brasil aos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e de Los Angeles, em 1984.

Ela foi pioneira quando se tornou a primeira mulher brasileira a jogar profissionalmente no exterior, ainda uma novidade em uma época em que o vôlei começava a se profissionalizar no Brasil. Depois, ela abriu caminho para o vôlei de praia no Brasil, sendo pioneira no Circuito Mundial, quando a modalidade chegava ao programa olímpico. Em 1994, chegou a ganhar, com Roseli, uma etapa em Miami.