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Emerson Fittipaldi derrapou em negócios e acumulou dívida de R$ 50 milhões

Guilherme Zamarioli/UOL
Imagem: Guilherme Zamarioli/UOL

Demétrio Vecchioli e Luís Augusto Símon

Colunistas do UOL, em São Paulo

19/09/2022 04h00

A temporada 1982 da Fórmula 1 havia chegado ao fim e a equipe Fittipaldi somou só um ponto — o orçamento daquele ano só deu para colocar um carro no grid, pilotado por Chico Serra. Foi quando os Wilson, pai e filho, viajaram até Berkshire, na Inglaterra. Fecharam fábrica, devolveram a chave do galpão e só depois avisaram o bicampeão mundial Emerson que aquela iniciativa pioneira, que consumira US$ 15 milhões do caixa único da família Fittipaldi, estava encerrada de uma vez por todas.

Hoje, 40 anos depois, o primeiro ídolo do automobilismo brasileiro continua pagando o preço de decisões empresariais ruins. A diferença é que não tem mais quem controle seus impulsos. O barão Wilson, seu pai e pioneiro na narração de corridas de automobilismo, morreu em 2013. O irmão Wilsinho, aos 78 anos, tem a saúde comprometida. Na última década, enquanto o sobrenome Fittipaldi era revitalizado no esporte pelos netos, com quem Emerson não mantém relações próximas, o bicampeão da Fórmula 1 passou a ser associado a dívidas, provocadas pela inquietude que já havia marcado sua carreira como corredor.

O ex-piloto tem um grande acerto na vida empresarial: a compra, ainda nos anos 1970, com o dinheiro que ganhava enquanto protagonista da F1, de cerca de 1.800 hectares de terra na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, onde plantou pés de laranja. Por quase meio século, o pomar bancou as mais diversas aventuras empresariais, parte delas malsucedidas. Como referência de valores: se ela ainda existisse, em 2021 teria dado lucro de cerca de R$ 7,5 milhões e teria um valor de mercado de R$ 90 milhões.

Isso se, em 2014, Emerson não tivesse cometido o derradeiro erro de sua carreira empresarial. No meio de uma crise hídrica e com a queda de produção e preços, mandou derrubar 380 mil laranjeiras, deu centenas de caminhões de lenha para a empresa que fez o serviço e arrendou a terra por cerca de R$ 2 milhões ao ano. Essa verba logo foi penhorada na Justiça por seus credores.

Sem dinheiro na mão, viu os bancos tomarem seu patrimônio, inclusive a fazenda, que foi vendida em quatro leilões como lotes de terra crua. Também foram tomados um apartamento de luxo no Morumbi, um galpão em Santo Amaro e a casa da família na capital paulista. Até o crédito de Emerson na Nota Fiscal Paulista foi confiscado, junto com seu passaporte, troféus e carros históricos.

Essa parte da história não é exatamente secreta. Gerou centenas de notas e reportagens em veículos de imprensa, incluindo o próprio UOL. Nesta reportagem, você vai conhecer detalhes da trajetória de Emerson até o fundo do poço. E como funciona a engenharia financeira que o está tirando de lá.

As barbeiragens de Emerson - Guilherme Zamarioli/UOL - Guilherme Zamarioli/UOL
Imagem: Guilherme Zamarioli/UOL

O Emerson quebrado

Dez anos atrás, Emerson Fittipaldi comprou da Federação Internacional (FIA) os direitos para realizar em São Paulo a prova de resistência Le Mans 6h de Interlagos. Este talvez seja o episódio mais grave da carreira empresarial do ex-piloto. Ele mesmo reconhece que uma coisa é ficar devendo para os bancos que, apesar do calote dele, lucram bilhões todos os anos. Outra é deixar na mão pequenos empresários que prestaram o serviço.

"A minha prioridade era tentar sobreviver acertando os grandes e os pequenos. Acertei muitos pequenos já. Lógico que eu fico preocupado com os pequenos, só que os bancos, que são os grandes, te chupam, os juros te chupam, e, se os grandes me chuparem, como eu vou pagar os pequenos? Eu sou o primeiro a ficar preocupado com os pequenos. Mas eu tenho que sobreviver ou não vou pagar os pequenos".

O total da dívida que o primeiro brasileiro a ser campeão mundial da Fórmula 1 contraiu é difícil de calcular. Nos últimos meses, o UOL mergulhou nos processos com o nome do ex-piloto, conversou com dezenas de pessoas ligadas a ele ou a seus credores e mapeou seus negócios. O objetivo era entender como o homem que já foi o piloto mais bem pago da F1 e que, até 2004, tinha negócios que movimentavam US$ 60 milhões (quase R$ 500 milhões em valores corrigidos para hoje), quebrou.

Um levantamento da reportagem aponta 49 débitos judiciais que, até recentemente, tinham como réu Emerson ou suas empresas. Essas ações cobravam dele R$ 15 milhões. Ao mesmo tempo, dez bancos o acionaram em 33 processos diferentes, cobrando R$ 36 milhões. Os valores não levam em consideração juros e multas.

Quem quebrou por causa dele

Emerson Fittipaldi: 'Todo empresário tem ups and downs' - Adriano Vizoni/Folhapress - Adriano Vizoni/Folhapress
Emerson Fittipaldi: 'Todo empresário tem ups and downs', justificou, ao UOL, sobre as dívidas. Assim como na carreira de piloto, como homem de negócios Emerson ganhou muito, mas fez escolhas que o levaram a perder muito
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Uma dessas ações é de Bruno Bacci, 44. Ele era proprietário de um buffet que trabalhou em uma das três edições da Le Mans 6h de Interlagos. Sua empresa é uma das ao menos 18 empresas de pequeno e médio porte que levaram calote no evento.

"Recebi 50% na assinatura do contrato. O restante viria após a realização da corrida. Não recebi até hoje, e a empresa quebrou. Primeiramente, disseram que precisavam de uns dias a mais. E depois, mais alguns dias. Depois de três semanas, um funcionário do Emerson foi até o escritório. Foi claro: disse que não tinha dinheiro e que eu precisava ter paciência. Ofereci um plano de parcelamento. Ele recusou e disse que, se eu fosse na Justiça, iria para o fim da fila dos credores.

Depois pedi uma reunião presencial com o estafe dele. Emerson estava presente. Expliquei minha situação, pedi que me dessem um carro, uma moto, qualquer coisa para eu vender e fazer caixa. Foram irredutíveis. Emerson ficou olhando para o chão e não abriu a boca. Eu fui até jornalistas e denunciei o caso. Eles me chamaram para uma reunião.

Fui trancado em uma sala e recebi ameaças de processo. Constrangimento total. Disseram que o Emerson estava em outra sala e viria falar comigo. Alterei a voz, gritei com todos, disse que ia quebrar a empresa dele, computador, qualquer coisa. Nada. E o Emerson não veio falar comigo.

A dívida era de 70 mil. Hoje, estamos pedindo 300 mil. Não conseguimos citar o Emerson. Tentamos citar a mulher ou o filho e nada. Sei de outras empresas que foram mais rápidas no processo e conseguiram cadeiras e um carro. Eu não consegui nada além de dívidas no banco."

Pessoas próximas avaliam que Emerson, ao mesmo tempo que não deixava dívidas por má fé, também não encarava os problemas financeiros como um problema dele. Como atleta, aprendeu que, mais do que uma disputa entre pilotos e máquinas, o automobilismo é uma briga constante por sobrevivência.

Uma vez dentro do carro, é cada um por si.

O primeiro auge empresarial

12/07/1972: Emerson Fittipaldi em treino no GP da Inglaterra de 1972 - John Downing/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images - John Downing/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images
Imagem: John Downing/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images
12/07/1972: Emerson Fittipaldi durante treino do GP da Inglaterra de 1972 - John Downing/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images - John Downing/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images
Imagem: John Downing/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images

Para entender como Emerson chegou até esse ponto é preciso voltar para a adolescência do ex-piloto. Aos 15 anos, ele era mecânico do kart do irmão Wilsinho, três anos mais velho, quando começou a produzir réplicas artesanais de um volante importado da Europa. Com o dinheiro que ganhou, diversificou: fabricou carros da Fórmula Vee, uma evolução do kart, e rodas de magnésio para carros esportivos.

Ao atingir seu primeiro auge empresarial, Emerson vendeu tudo o que tinha, raspou as economias e, aos 22, foi tentar a vida como piloto na Inglaterra. Em menos de dois anos, chegou à Fórmula 1. A primeira vitória veio logo na quarta corrida, nos EUA. O primeiro título, pela Lotus, foi conquistado na terceira temporada. Quando completou 28 anos, em 1974, já era bicampeão mundial.

Descrito pelo pai como um piloto cauteloso, fora das pistas, Emerson era ousado. "Ele passou a se achar invencível e sempre se arrisca, com a certeza de sucesso", avalia hoje uma pessoa próxima a ele.

Foi esse traço de personalidade que o levou à primeira falência.

A escolha pelo time próprio

16/10/1974: O presidente da República, Ernesto Geisel, entre os pilotos Emerson (e) e Wilsinho Fittipaldi, no lançamento da equipe Copersucar Fittipaldi, em Brasília - ALFREDO RIZUTTI/ESTADÃO CONTEÚDO/AE - ALFREDO RIZUTTI/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Geisel entre Emerson (e) e Wilsinho no lançamento da Copersucar Fittipaldi
Imagem: ALFREDO RIZUTTI/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Em 1975, Emerson era vice-campeão da F1 pela McLaren quando a negociação de contrato para renovar com o time chegou a um impasse. O brasileiro resolveu não esperar o fim da queda de braço. Tivesse ficado e negociado, seguiria como um dos pilotos mais bem pagos do mundo. Mas ele resolveu correr, em 1976, pela equipe que ele e o irmão tinham criado.

Oficialmente chamada de Escuderia Fittipaldi, mas inicialmente conhecida pelo nome do patrocinador, Copersucar, a equipe fora anunciada em 1975 no Salão Negro da Presidência pelo ditador da época, Ernesto Geisel. Depois que Emerson assumiu o volante, o time viveu dois anos de evolução até a boa temporada de 1978, quando terminou o campeonato à frente da McLaren e da Williams.

As coisas deveriam melhorar no ano seguinte, com a contratação de um projetista famoso chamado Ralph Bellamy. "Bellamy era um grande projetista, mas errou no carro. Todo mundo erra em qualquer profissão e ele errou no nosso carro", diz Emerson ao UOL, quase meio século depois.

A Copersucar, como equipe, nunca decolou. Em 1978, a cooperativa de açúcar cancelou o patrocínio. Os Fittipaldi ainda conseguiram um apoio da cerveja Skol, que durou quatro meses. A dificuldade de levantar fundos, para eles, era fruto de como a imprensa brasileira falava do time.

"A imprensa não especializada ironizava a equipe Fittipaldi. Chamava de açucareiro o carro patrocinado pela Copersucar. Quando Alirio Goes, diretor de marketing da Skol, comunicou o rompimento do contrato, foi bem claro e disse que o negativismo da imprensa era a causa de tudo", continuou Emerson.

Ele se aposentou como piloto de F1 no fim de 1980. A equipe ainda correu até 1982.

17/08/1975: Emerson Fittipaldi dirige sua McLaren no GP da Áustria de Fórmula 1 de 1975 - Hoch Zwei/Corbis via Getty Images - Hoch Zwei/Corbis via Getty Images
Emerson em sua McLaren no GP da Áustria de 1975, sua última temporada na equipe
Imagem: Hoch Zwei/Corbis via Getty Images

A segunda falência

Após a falência da equipe de F1, Emerson correu nos EUA. Foi campeão da Fórmula Indy em 1989 e venceu a tradicional corrida das 500 milhas de Indianápolis duas vezes, em 1989 e 1993. A aposentadoria veio em 1996, após um acidente. Mas ele nunca aceitou que o fim como piloto seria o fim de sua trajetória no automobilismo.

Seguindo o exemplo de seu pai, o Barão, que ao mesmo tempo narrava corridas de F1, agenciava cotas de publicidade e organizava provas no país, o filho também fazia negócios fora da pista. "A minha paixão de vida não é a procura do dinheiro, é estar no automobilismo", fala ele.

30/05/1993: Emerson Fittipaldi comemora vitória nas 500 milhas de Indianápolis da Fórmula Indy - Focus on Sport via Getty Images - Focus on Sport via Getty Images
Emerson comemora vitória nas 500 milhas de Indianápolis de 1993
Imagem: Focus on Sport via Getty Images

Depois de dar visibilidade à Indy no Brasil como piloto, Emerson recebeu, sem custos, os direitos para transmissão da categoria para negociar com emissoras brasileiras. Fechou inicialmente com a Rede Manchete, que, no entender dele, não cumpriu suas obrigações em 1993 e 1994.

Em vez de apresentar seus argumentos à Justiça e pedir a rescisão, Emerson rompeu o contrato de forma unilateral e levou a Indy para o SBT. Enfurecidos, os então donos da Manchete abriram processo. Antes de decretar falência, propuseram que Emerson pagasse US$ 300 mil e não se falaria mais disso. O ex-piloto rejeitou a oferta e, após 26 anos, perdeu a batalha judicial. Foi condenado a pagar quase R$ 30 milhões.

"Na época, o advogado que eu tinha falou: 'Emerson, não se preocupe que vai dar tudo certo. Eles não podem entrar com ação contra você'. Mas entraram e eu perdi. Infelizmente o Brasil tem essas surpresas. Mas eu tive sucesso muito grande financeiramente, e a Indy teve sucesso de público no SBT", avalia.

Ainda na Indy, Emerson foi, por dois anos, o promotor da Rio 200, corrida realizada no circuito de Jacarepaguá, e que não foi renovada para 2001 porque a prefeitura retirou o apoio. De acordo com pessoas próximas, o ex-piloto teve prejuízo com a prova. Para cobrir a dívida, precisou vender metade da fazenda produtora de laranjas de Araraquara, que o vinha salvando.

Foi o início da segunda quebra.

Depois da laranja, a cana

Emerson Fittipaldi em 2019, no prêmio Laureus - Simon Hofmann/Getty Images for Laureus - Simon Hofmann/Getty Images for Laureus
Imagem: Simon Hofmann/Getty Images for Laureus

A Fazenda Fittipaldi começou a dar dinheiro, de verdade, a partir dos anos 1980. Esse sucesso o deixou confiante para se envolver em outro produto do agronegócio: a cana de açúcar. Depois de anos pilotando na Indy impulsionado pelo etanol americano, Emerson queria, segundo amigos, ser o embaixador do etanol brasileiro. Sua primeira iniciativa foi anunciar, em maio de 2006, em Uberlândia, a construção das três primeiras usinas da Companhia Mineira de Álcool e Açúcar (CMAA) no Triângulo Mineiro.

Pela oferta do amigo José Francisco Santos, gigante do setor de laranja e seu vizinho de fazenda, Emerson seria dono de 2,5% do negócio e não precisaria investir nada. Sua contrapartida seria a própria imagem. O ex-piloto não aceitou. "O Emerson gosta de mandar. E ele tinha cobrança, em casa, para ser protagonista", contou uma pessoa da família. Na época, Emerson estava no terceiro (e atual) casamento, com Rossana Fanucchi, uma mulher 31 anos mais jovem.

Emerson preferiu entrar na sociedade de outra usina, a Brilhante, com dois empresários de bom trânsito no governo: o pecuarista José Carlos Bumlai e o então banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos, do Banco BVA. Os dois foram presos na Lava-Jato. Bumlai, condenado a 9 anos e 10 meses de prisão.

Quando o negócio foi anunciado, em janeiro de 2007, Emerson era dono de um avião H8000, um iate de cinco suítes, mansões em São Paulo e Miami, apartamento de luxo e negócios lucrativos, como o direito de comercializar a marca Hugo Boss do Brasil. Mas não tinha em caixa dinheiro para pagar sua parte na construção de uma usina orçada em R$ 400 milhões.

A culpa, agora, é do governo

Emerson Fittipaldi durante etapa do GP de Interlagos - UESLEI MARCELINO/Reuters - UESLEI MARCELINO/Reuters
Imagem: UESLEI MARCELINO/Reuters

Sua aposta era um financiamento do BNDES. Mas, para pedir R$ 50 milhões de empréstimo, é preciso apresentar R$ 65 milhões em ativos que ainda não haviam sido dados como garantia em outros empréstimos. Emerson não tinha nada assim. Pressionar o banco reclamando de suas regras "obsoletas" e "inadequadas" pela imprensa não ajudou.

Enquanto esperava um financiamento que nunca seria aprovado, Emerson tomou empréstimos bancários para pagar pequenos arrendamentos em Maracaju (MS), onde a cana foi plantada. Quando ela ficou no ponto para o corte, não havia onde processá-la porque a usina não saíra do papel. Em três anos, Emerson teve prejuízo de R$ 15 milhões.

"Acreditei no governo do presidente Lula e da ministra Dilma [Rousseff]. A Petrobras pagava o litro de etanol abaixo do custo das usinas novas, que tinham que amortecer. Então quebraram todas as usinas novas", justifica ele, em sua versão dos fatos.

O empresário colocou sua própria imagem como fiadora de empréstimos bancários para cobrir o rombo. Até recentemente, cinco bancos processavam por calote a EF Marketing, empresa criada para gerenciar seus contratos de patrocínio. As ações somavam R$ 4,6 milhões.

Agora, se a usina Brilhante nunca saiu do papel, a CMAA, da qual Emerson poderia ter sido sócio, mas rejeitou a proposta, vai muito bem, obrigado. Em um release enviado para a imprensa há alguns meses, a companhia diz que teve lucro recorde de R$ 195,1 milhões com a safra de 2021/2022.

O sexto C de Emerson

19/09/2022: Lavrador na Fazenda Fittipaldi, em Araraquara - Joel Silva/Folhapress - Joel Silva/Folhapress
Lavrador na Fazenda Fittipaldi, em Araraquara, em 2022
Imagem: Joel Silva/Folhapress

É neste momento que a fazenda de laranjas volta para a nossa história. Já com a metade de seu tamanho original, ela seguia cobrindo os desfalques que outros negócios de Fittipaldi geravam. Mas entre 2013 e 2017, o Sudeste viveu a pior seca dos últimos 100 anos e a crise hídrica que seguiu afetou todos que dependiam de algum tipo de cultura — incluindo de laranjas. Quando a safra de 2014 saiu, Emerson viu que a colheita não cobriria o custo de produção e mandou derrubar tudo.

A questão, aqui, é que a fazenda de laranjas era o que mantinha os "Cinco Cs" da avaliação de crédito de Emerson: caráter, condições, capacidade, capital e colateral. Sem ela, ele perdeu condições e colateral. Como também estava sem capital, ficou sem três dos cinco "Cs". Seu crédito ruiu. Do ponto de vista dos bancos, o ex-piloto ganhou outro "C", de caloteiro.

É por isso que os 31 processos judiciais de bancos contra Emerson e seus diversos CNPJs foram todos abertos entre 2014 e 2015. A Fazenda Fittipaldi, aliás, entrou na lista de penhoras e acabou vendida em um leilão em 2017.

A dívida "podre" de Fittipaldi

09/05/2011: Emerson Fittipaldi no seu escritório na Rebouças, em São Paulo - Bernardo Gutiérrez / Folha Image - Bernardo Gutiérrez / Folha Image
Emerson no escritório da Rebouças
Imagem: Bernardo Gutiérrez / Folha Image

Emerson Fittipaldi é candidato a uma vaga no Senado italiano. A votação é no dia 25 de setembro. Ele concorre a uma das vagas dadas aos oriundi, descendentes dos italianos que moram, por exemplo, nas Américas. Equacionar as dívidas era importante para o processo eleitoral. E ele conseguiu.

Nos últimos anos, uma série de bens de Emerson foram penhorados. Casas, carros e as fazendas, por exemplo. Tudo foi leiloado. Sobrou um bem em seu nome por aqui: um prédio na Avenida Rebouças, um dos endereços mais importantes de São Paulo, que está bloqueado em pelo menos dois processos, mas segue em seu nome.

Como os processos seguem cobrando as dívidas, não há mais bens a serem tomados e Emerson não é achado pelos oficiais de justiça, os bancos desistiram de receber. Nesse cenário, as empresas especializadas em dívidas "podres" chegaram. É comum em situações assim comprar dívidas ajuizadas em R$ 1 milhão por R$ 100 mil, por exemplo. Se a empresa recuperar R$ 150 mil, o lucro é dela.

Muitas das dívidas de Fittipaldi já estavam com empresas especializadas quando a AF Serviços Financeiros, do advogado Marcelo Magalhães, começou a comprá-las no ano passado. A massa falida da Manchete, por exemplo, aceitou receber R$ 5 milhões, em seis parcelas de R$ 833 mil, para dar quitação da dívida que, naquele momento, já girava em R$ 30 milhões.

"90% da dívida está paga"

Galpão em São Paulo com os carros de Emerson, hoje parte de uma coleção com curadoria de Paulo Loco - Claudio Larangeira/UOL - Claudio Larangeira/UOL
Galpão em São Paulo com os carros de Emerson, hoje parte de uma coleção com curadoria de Paulo Loco
Imagem: Claudio Larangeira/UOL

A frase acima é de Emerson, mas ela não é exatamente verdadeira. No frio da lei, as dívidas apenas mudaram de mãos. O valor que Emerson deve à AF Serviços Financeiros não é divulgado porque a discussão acontece à parte do sistema judiciário. A reportagem apurou que o colecionador de carros antigos Paulo Figueiredo, o Paulo Loco, estaria por trás do negócio, o que ambos negam.

Paulo é curador de uma coleção de veículos antigos que ocupa cinco galpões em São Paulo (as fotos abaixo são de uma visita do UOL Carros ao local em 2019), mas cujo dono é mantido em segredo. É Paulo, amigo íntimo de Wilson Fittipaldi, quem guarda a coleção de 12 carros históricos que um dia fizeram parte do Museu Fittipaldi e chegaram a ser levados pela Justiça.

"Não tenho nada com o Paulo Loco. Ele é um amigo que ajuda a cuidar dos carros", afirma Emerson.

Com boa parte das dívidas do ex-piloto equacionada, o prédio na Rebouças poderia ser negociado. Com o dinheiro dessas vendas, o ex-piloto poderia quitar as pendências com a AF e ainda sair no lucro. Emerson, porém, despista sobre a estratégia.

Quando procurado, Paulo Loco negou qualquer envolvimento e passou o contato da assessoria de imprensa de Emerson. Marcelo Magalhães, dono da AF, disse que, como é credor de Emerson, não pode dar entrevistas sob pena de prejudicar a estratégia de recuperação do crédito. Mas confirmou que fez pagamentos em sub-rogação para se tornar credor e "poder cobrá-lo".

Carros históricos do clã Fittipaldi aguardam para serem expostos em museu