Topo

Fórmula 1

Verstappen ultrapassa Hamilton no final, vence e faz a festa na Holanda

DO UOL, em São Paulo

04/09/2022 11h40

"Vai ser difícil segurar esse carro atrás de mim." A frase de Lewis Hamilton ao ver a Red Bull de Max Verstappen no retrovisor, a 15 voltas para o fim, foi um prenúncio do que estava por vir. O britânico vinha mais lento, com pneus desgastados, e não conseguiu segurar o holandês no duelo entre os pilotos mais talentosos da atual F1. Verstappen ultrapassou o rival sem dificuldade, fez a torcida da casa explodir e garantiu a vitória no GP da Holanda hoje.

Exceto por essa briga, provocada por um safety car que permitiu a Hamilton ficar à frente, a corrida de Verstappen foi quase como um passeio em uma planície holandesa, com moinhos de vento e campos de tulipa. Ele liderou de ponta a ponta e não viu sua posição ser muito ameaçada. Com a 10ª vitória na temporada, Verstappen disparou ainda mais na ponta do campeonato, agora com 109 pontos sobre o segundo colocado, mantendo o favoritismo para o bicampeonato. George Russell (Mercedes), em segundo, e Charles Leclerc (Ferrari), em terceiro, completaram o pódio.

Safety car agita reta final

Quando o motor do Alfa Romeo de Valteri Bottas morreu no meio da pista, faltando 15 voltas para o fim, a corrida que estava morna esquentou imediatamente. O safety car subverteu a estratégia de todas as equipes e prejudicou principalmente Verstappen, que liderava com grande vantagem.

Com o safety car, o holandês foi aos boxes para trocar pneus, e Hamilton assumiu a ponta. Mas não por muito tempo: logo na relargada, o piloto da casa acelerou e não tomou conhecimento de Hamilton. A ultrapassagem levantou a torcida da casa, que gritou o nome do atual campeão, correndo cada vez mais rápido rumo ao segundo título.

Verstappen fecha porta pra Leclerc na largada

O holandês não se permitiu ficar exposto aos avanços do ferrarista Charles Leclerc, que largou em segundo, desde a largada. Verstappen avançou pela direita e impediu que o monegasco freasse mais tarde e ganhasse espaço na curva. A manobra deu vantagem a Vesrstappen, que se manteve na ponta e aumentou a distância já na primeira volta.
Lewis Hamilton e Carlos Sainz protagonizaram o melhor duelo no arranque inicial, com um sutil toque entre os carros na briga pela terceira posição. O britânico não conseguiu a ultrapassagem, mas seguiria tentando, até ganhar a ponta com a parada do rival.

Ferrari falha e prejudica Sainz

Uma falha grave da Ferrari prejudicou Carlo Sainz em sua primeira parada nos boxes. A equipe esqueceu de levar um dos pneus traseiros ao carro do espanhol e demorou mais de 12 segundos para fazer a troca. Pra piorar, o carro de Sergio Perez, que saía da troca no mesmo momento, ainda atropelou uma pistola da Ferrari e fez os funcionários trabalharem para reparar. Uma grande confusão.

Verstappen - Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images - Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Max Verstappen levou a torcida holandesa ao delírio com a vitória
Imagem: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Mercedes retarda parada, mas irrita Hamilton

A estratégia da Mercedes de retardar a parada de seus dois pilotos deu protagonismo à equipe, que tinha ficado para trás no treino classificatório. Hamilton e Russell foram os únicos a não parar após o primeiro ciclo de visitas aos boxes, o que os levou à ponta do grid no GP. Depois de voltar dos boxes, Verstappen, com sua Red Bull mais equilibrada, não tomou conhecimento de Russell e o ultrapassou por fora da curva, levantando a torcida da casa. O holandês só não passou Hamilton também porque o britânico finalmente parou na volta 30, devolvendo a primeira posição ao piloto da casa.

No final, com o safety car na pista, a Mercedes não chamou Hamilton para os boxes, o que o deixou com pneus desgastados e acabou prejudicando-o na briga com os rivais. O britânico acabou perdendo a chance de chegar ao pódio e protestou contra a equipe pelo rádio: "Não acredito que vocês me f..."

Retardatário, Vettel atrapalha Hamilton x Pérez

Hamilton e Pérez fizeram uma briga dura pela terceira posição. O britânico tentou por fora, mas o mexicano fechou a porta para evitar o avanço, no limite da regra. Quando Hamilton finalmente conseguiu a ultrapassagem, teve que lidar ainda com um incômodo inesperado: Vettel, que saía dos boxes na mesma hora, uma volta atrás, demorou para lhe dar passagem, o que quase custou a posição.

Torcida faz mosaico com bandeiras

A torcida holandesa chamou atenção lotando as arquibancadas do circuito de Zandvoor. Antes da largada, os torcedores uniformizados de laranja protagonizaram uma coreografia com flâmulas que formaram um mosaico nas três cores da bandeira do país.

Veja o resultado do GP da Holanda

1 - Max Verstappen
2 - George Russell
3 - Charles Leclerc
4 - Lewis Hamilton
5 - Sergio Pérez
6 - Fernando Alonso
7 - Lando Norris
8 - Carlo Sainz
9 - Esteban Ocon
10 - Lance Stroll
11 - Pierr Gasly
12 - Alexander Albon
13 - Mick Schumacher
14 - Sebastien Vettel
15 - Kevin Magnussen
16 - Guanyu Zhou
17 - Daniel Riccardo
18 - Nicholas Latifi
Valteri Bottas (fora)
Yuki Tsunoda (fora)

Fórmula 1