Topo

Fórmula 1

Leclerc supera Verstappen e problemas no carro e vence GP da Áustria

Charles Leclerc durante o Grande Prêmio da Áustria - Clive Rose/Getty Images
Charles Leclerc durante o Grande Prêmio da Áustria Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/07/2022 11h27

Charles Leclerc é o vencedor do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. Após vencer várias disputas com Max Verstappen no circuito Red Bull Ring, o monegasco da Ferrari fechou a corrida com autoridade mesmo sentindo problemas no acelerador de seu carro nas voltas finais. Verstappen e Lewis Hamilton completaram o pódio, seguidos por George Russell e Sebastian Ocon.

"Foi uma corrida muito boa mesmo. Tive uma batalha legal com o Verstappen. No fim, tive um problema no acelerador, ele ficou travado, mas consegui chegar até o final. Eu sabia que não era um problema com o motor e, sim, com a aceleração. Então isso me ajudou a chegar no fim. Eu precisava dessa vitória, as últimas corridas tem sido difíceis para mim. Temos trabalhado duro e foi importante conquistar esse resultado", disse Charles Leclerc no fim da corrida.

Max Verstappen, da Red Bull, lidera a tabela da temporada. O holandês segue na ponta do campeonato com 208 pontos, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, que tem 170. Sérgio Pérez, da Red Bull, é o terceiro, com 151. O espanhol Carlos Sainz, também da Ferrari, aparece logo atrás, com 133 pontos. O heptacampeão Lewis Hamilton (Mercedes) ocupa a 6ª posição da Fórmula 1, atrás do companheiro de equipe e também britânico George Russell.

Os carros voltam às pistas em duas semanas, para a disputa do Grande Prêmio da França, em 24 de julho, no circuito de Paul Ricard, próximo à região de Marselha.

A corrida

Na largada, Max Verstappen manteve a primeira posição com certa tranquilidade. Charles Leclerc também seguiu com o segundo lugar e a briga ficou entre George Russell, da Mercedes, e Carlos Sainz, da Ferrari.

Russell ficou para trás, na quarta colocação, e foi atacado por Sergio Perez, da Red Bull. O mexicano tocou no carro do adversário, saiu da pista e precisou fazer uma parada nos boxes para ajustar o carro. Assim, ele retornou ao circuito Red Bull Ring em último.

Na oitava volta, portanto, os primeiros colocados eram: Max Verstappen (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz (Ferrari), George Russell (Mercedes) e Esteban Ocon (Alpine).

A partir da 10ª volta, Charles Leclerc se aproximou de Max Verstappen e partiu para o ataque. O monegasco chegou a ficar segundos à frente e o holandês recuperou a posição, mas avisou à equipe que estava difícil segurar. Não deu outra. Dois giros depois, o ferrarista abriu a asa móvel na curva quatro e assumiu a ponta.

Assim que conquistou a liderança, Leclerc já abriu uma vantagem de um segundo. Max Verstappen, então, foi aos boxes na 14ª volta para trocar o jogo de pneus de médios para duros.

Um pouco mais para trás, a briga de ontem entre Lewis Hamilton e Mick Schumacher se repetiu. O britânico perseguiu o alemão pela quinta colocação e conseguiu fazer a ultrapassagem na 16ª volta.

Briga na ponta

Max Verstappen retornou dos boxes em sexto e foi ultrapassando os adversários. Charles Leclerc fez o pitstop na volta 27 e o holandês reassumiu a liderança. Sergio Perez abandonou a prova no mesmo giro.

Charles Leclerc retornou pronto para recuperar seu lugar na primeira posição. Na 32ª volta, o monegasco já estava meio segundo atrás de Verstappen e, no giro seguinte, conseguiu fazer a ultrapassagem com tranquilidade.

Verstappen foi para os boxes novamente na volta 37 e colocou um novo conjunto de pneus duros. O holandês retornou em terceiro, à frente de Lewis Hamilton.

Boa corrida do Alonso

Fernando Alonso saiu da última posição, pois não participou da corrida sprint de ontem após ter problemas na bateria do carro. Apesar disso, o espanhol levantou a cabeça e, na volta 51, ele já estava na quinta colocação.

Mais uma ultrapassagem de Leclerc

Charles Leclerc foi novamente para os boxes na volta 50 e retornou na segunda posição, atrás de Verstappen. Não demorou muito para o monegasco se aproximar do adversário e, consequentemente, ultrapassa-lo mais uma vez bem em frente à torcida do holandês.

"A tração do carro está uma piada", disse Verstappen no rádio após ser superado por Leclerc.

Pegou fogo!

Na volta 53, Carlos Sainz e Max Verstappen começaram a brigar pela segunda posição. O carro da Ferrari estava com o ritmo muito melhor, quase ultrapassando o holandês, até que começou a apresentar problemas e soltar fumaça.

O espanhol saiu da pista e o carro começou a pegar fogo. Fim de prova para Carlos Sainz, que ficou desolado.

Parada estratégica

O virtual safety car entrou na pista e Leclerc e Verstappen foram aos boxes juntos. A estratégia foi a mesma: ambos trocaram o jogo de pneus de duros para médios.

O monegasco retornou em primeiro e Verstappen em segundo. Na volta 60, a pista foi liberada com a bandeira verde.

A essa altura, os primeiros eram Charles Leclerc, Max Verstappen, Lewis Hamilton e George Russell. O destaque também foi para Mick Schumacher, que foi garantindo a sexta posição

Leclerc sente problema

Faltando oito voltas para o fim, Charles Leclerc sentiu problemas no acelerador de seu carro. Apesar disso, o monegasco ainda tinha uma boa vantagem sob Max Verstappen e conseguiu se segurar na primeira posição.

Veja a classificação

1 - Charles Leclerc (Ferrari)
2 - Max Verstappen (Red Bull) - Volta mais rápida
3 - Lewis Hamilton (Mercedes)
4 - George Russell (Mercedes)
5 - Esteban Ocon (Alpine)
6 - Mick Schumacher (Haas)
7 - Lando Norris (McLaren)
8 - Kevin Magnussen (Haas)
9 - Daniel Ricciardo (McLaren)
10 - Fernando Alonso (Alpine)
11 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
12 - Alexander Albon (Williams)
13 - Lance Stroll (Aston Martin)
14 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
15 - Sebastian Vettel (Aston Martin)
16 - Pierre Gasly (AlphaTauri)
17 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
18 - Carlos Sainz (Ferrari) - não terminou
19 - Nicholas Latifi (Williams) - não terminou
20 - Sérgio Pérez (Red Bull) - não terminou

Fórmula 1