Topo

Medina sofre pancada no joelho durante eliminação e deve passar por exames

Gabriel Medina, surfista brasileiro tricampeão mundial - Reprodução/Instagram
Gabriel Medina, surfista brasileiro tricampeão mundial Imagem: Reprodução/Instagram

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

24/06/2022 15h46

Gabriel Medina se machucou nesta sexta-feira (24) na etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe. O tricampeão mundial, que foi eliminado na respescagem diante do australiano Callum Robson, saiu com dores no joelho direito e deve passar por exames para detectar uma possível lesão. Ao UOL Esporte, o atleta disse que 'foi só uma porrada'.

"Meu joelho está um pouco dolorido, na minha segunda onda tentei dar um aéreo de backside e a prancha acabou dando uma porrada no meu joelho, na parte de dentro. E aí eu fiquei testando ele durante a bateria. Infelizmente não consegui ter a confiança e tentar arriscar mais", contou, ao SporTV.

O preparador físico do atleta, Allan Menache, afirmou que Medina passou por uma eletroacupuntura para aliviar a dor. O objetivo foi diminuir a pressão da articulação. "Temos de ver quais exames médicos que vão pedir, saber o que está acontecendo, para discutirmos qual vai ser a linha de tratamento", afirmou.

O surfista ficou meses afastado das competições para cuidar da saúde física e mental. "Claro que esse tempo que fiquei parado não fiquei o tempo todo treinando, até porque eu usei muito desse tempo para me cuidar, para fazer coisas que eu não fazia, relaxar 100%", disse.

"Quando voltei a treinar, um mês antes das competições começarem, eu treinei de um jeito mais para voltar ao ritmo e pegar ritmo conforme eu ia competindo. Então não foi das melhores preparações que já tive, isso acho que tem reflexo, sim, por conta das coisas que tenho passado, não tenho treinado muito bem", completou.

Para o preparador físico, porém, uma possível lesão não tem tanta relação com o tempo parado. "Ele fez um trabalho bastante extenso, tanto na fisioterapia quanto na preparação física. Saiu bastante preparado, alcançou números bons". Ele acredita que a recuperação será rápida. "O Gabriel é um monstro, uma máquina, vai se recuperar rápido. Rem um corpo ótimo, é forte, estruturado", avaliou.

A dor da pancada fez com que Medina não percebesse a mobilização da torcida de Saquarema, que pediu para o brasileiro ir para o lado esquerdo, onde o adversário estava desde o começo da bateria.

"Não consegui ver, fiquei focado na dor. Quando bati o joelho, fiquei testando e não sabia se eu arriscava ou não, porque isso poderia me tirar do resto do ano. Ainda tentei dar uns aéreos, não me senti muito confiante, mas a torcida está de parabéns", disse o tricampeão.

Mais tarde, em suas redes sociais, Medina lamentou a eliminação precoce na etapa brasileira do Circuito Mundial e afirmou que fará uma ressonância para saber se houve alguma lesão no joelho.

"Infelizmente, não foi o resultado que eu queria mas é isso, seguimos! No meu segundo aéreo, bati com o joelho na prancha e fiquei surfando com dor. Enfim, depois de testes aparenta estar tudo bem. Amanhã devo fazer ressonância, mas estou bem galera! Quero agradecer à torcida. Vocês foram incríveis. Muito bom me sentir amado e o carinho de todos. Obrigado mesmo, voltarei mais forte! Amo vocês. Tenho muito orgulho de representar essa bandeira!", escreveu o surfista em seu Instagram.