Topo

Medina mantém tabu, cai na repescagem no Rio e se complica no Mundial

Gabriel Medina foi eliminado na repescagem na etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe - Thiago Diz/World Surf League via Getty Images
Gabriel Medina foi eliminado na repescagem na etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe Imagem: Thiago Diz/World Surf League via Getty Images

Gustavo Setti

Do UOL, em Saquarema (RJ)

24/06/2022 14h12

Gabriel Medina está eliminado da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe. O tricampeão mundial perdeu na repescagem diante do australiano Callum Robson na praia de Itaúna e manteve o tabu de nunca ter vencido uma etapa no Brasil.

O surfista de Maresias iniciou a bateria mais à direita da praia, enquanto seu adversário ficou do lado oposto. E o brasileiro já começou a bateria com uma boa nota, tirando um 7,5 logo em sua primeira onda. Diante de um 6,0 do australiano, ele assumiu a liderança.

No entanto, Robson tomou a dianteira ao registrar 8,17 na terceira onda, enquanto Medina sofria para emplacar outra pontuação alta nas ondas seguintes. À medida que o tempo ia passando, o adversário do brasileiro estava surfando as melhores ondas, o que gerou uma mobilização na praia.

Diante da diferença entre as ondas dos lados do mar, torcedores e amigos do brasileiro que estavam no camarote começaram a gritar para ele ir ao lado esquerdo, onde o adversário estava desde o começo. Enquanto isso, Callum Robson ainda conseguiu registrar um 7,4 e elevar sua pontuação combinada para 15,57.

Assim, Medina precisava tirar 8,08 para conseguir terminar em primeiro e avançar de fase. Ele tentou vários aéreos para chegar à pontuação e surfou 11 ondas no total, mas não conseguiu chegar no australiano e terminou com 10,37 pontos no combinado de suas duas melhores notas. No final, o adversário ainda colou nele porque tinha prioridade de escolha de onda.

O brasileiro precisou disputar a repescagem porque não venceu sua bateria, ontem, na primeira rodada. Ele ficou atrás dos australianos Connor O'Leary e Ethan Ewing na ocasião.

Com a eliminação precoce em Saquarema, Medina ficou em situação complicada na disputa pelo título mundial deste ano. O tricampeão mundial abriu mão da primeira metade da temporada para cuidar da saúde física e mental e disputou em Saquarema sua terceira etapa desde o retorno - antes, ele ficou com o terceiro lugar na Indonésia e em El Salvador.

Ele agora aguarda o término do evento no Brasil para saber a diferença de pontos para o quinto colocado do ranking. Apenas os cinco primeiros disputam o título no WSL Finals, em setembro.

Antes de Saquarema, Medina tinha 13.230 pontos, na 23ª colocação, contra 28.110 do japonês Kanoa Igarashi, quinto colocado, mas que deve sair do top 5 porque, assim como o brasileiro, foi eliminado na repescagem.

Medina ainda tem chances matemáticas de título. Mesmo que seja campeão nas últimas duas etapas antes do WSL Finals (África do Sul, em julho, e Taiti, em agosto), precisará de uma combinação de resultados improvável.

Brasileiro tira nota 10

Medina foi o último brasileiro a entrar na água, hoje, na repescagem do masculino. Antes dele, Caio Ibelli derrotou Jadson André com direito a uma nota 10 em um tubo que agitou a torcida em Itaúna.

Na sequência, Mateus Herdy eliminou Kanoa Igarashi. Depois foi a vez de João "Chumbinho" Chianca. O único surfista local de Saquarema que disputa o campeonato perdeu do australiano Ethan Ewing. Já Samuel Pupo venceu o americano Kolohe Andino.

Tati vence e vai às semis

Nas baterias das quartas de final do feminino, realizadas após a repescagem masculina, a brasileira Tatiana Weston-Webb venceu a australiana Isabella Nichols e avançou à semifinal.

Tati terminou com 11.40 no somatório, contra 4.50 da adversária. Agora, a brasileira enfrentará na semi a havaiana Carissa Moore.

Elas se encontraram na primeira rodada em Saquarema, com vitória de Tati, o que levou a havaiana pentacampeã mundial para a repescagem. Carissa venceu duas baterias na sequência e avançou à semi.