Topo

Maior rival de Medina vive maldição desde que superou o brasileiro

John John Florence (esquerda) é dono de dois títulos mundiais, contra três de Gabriel Medina - Tony Heff/World Surf League via Getty Images
John John Florence (esquerda) é dono de dois títulos mundiais, contra três de Gabriel Medina Imagem: Tony Heff/World Surf League via Getty Images

Gustavo Setti

Do UOL, em São Paulo

17/06/2022 04h00

O havaiano John John Florence vive uma maldição desde que se tornou bicampeão mundial de surfe, em 2017. Na época, John John superou Gabriel Medina, então dono de apenas um título (2014), e se colocou à frente dos dois maiores nomes do esporte que surgiram em uma geração posterior à de lendas como Kelly Slater e Mick Fanning. Porém, o surfista de 29 anos vem sofrendo, e muito, com lesões.

John John não consegue completar uma temporada do Circuito Mundial de Surfe sem perder ao menos uma etapa lesionado desde que foi bicampeão —ele conquistou seu primeiro título em 2016 e bateu Medina em disputa acirrada no ano seguinte.

Em 2018, o havaiano disputou as cinco primeiras etapas e perdeu o restante do ano após sofrer lesão no joelho direito. Ele retornou no ano seguinte, mas rompeu o ligamento do mesmo joelho durante a etapa do Rio e foi operado. John John ainda retornou na última etapa daquela temporada, mesmo sem chances de disputar o título mundial.

O Circuito não foi realizado em 2020 devido à pandemia da covid-19. Na volta, em 2021, mais uma lesão do havaiano, desta vez no joelho esquerdo. John John passou por nova cirurgia, perdeu de novo o restante da temporada, mas voltou a tempo de disputar as Olimpíadas de Tóquio —ele ficou sem medalha.

Ao longo destes anos marcados pelas lesões, o havaiano viu Medina igualar, em 2018, e superar, em 2021, o seu número de títulos mundiais. Agora, o brasileiro é tricampeão.

John John vinha bem em 2022, sem lesões até então e com resultados consistentes, enquanto Medina era desfalque para cuidar de sua saúde mental. Porém, o atual terceiro colocado do ranking anunciou na semana passada que sofreu nova lesão de ligamento no joelho. Resultado: ele está fora da etapa de El Salvador e deve perder a etapa do Brasil, a partir da semana que vem, em Saquarema.

Caso não se recupere rapidamente, John John corre sério risco de ficar fora do top 5 do ranking. Apenas os cinco primeiros colocados disputarão o título mundial no WSL Finals, em setembro. Depois de El Salvador e Brasil, o Circuito ainda terá etapas na África do Sul (julho) e Taiti (agosto) antes da grande final.