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Fórmula 1

Leclerc e Sainz garantem dobradinha à Ferrari no Bahrein; Verstappen quebra

Do UOL, em São Paulo

20/03/2022 13h41

O monegasco Charles Leclerc venceu o GP de Barhein na primeira corrida da temporada da Fórmula 1 que marca uma nova fase da Ferrari. As mudanças no regulamento permitiram a inclusão do novo projeto de motor da construtora italiana, que chega forte em 2022. Foi a primeira vitória da escuderia italiana desde o GP de Singapura, em 2019, conquistada por Sebastian Vettel, com Leclerc em segundo.

A prova deste domingo (20) terminou com dobradinha da Ferrari no pódio, uma vez que o espanhol Carlos Sainz cruzou a linha de chegada em segundo.

Durante toda a prova, entretanto, o protagonismo ficou entre Leclerc, que liderou por 55 voltas, e o piloto da Red Bull Max Verstappen, campeão da última temporada. A dupla protagonizou uma série de ultrapassagens em busca da primeira posição, com sucesso da Ferrari. A duas voltas do fim da corrida, entretanto, Sainz ultrapassou Max e chegou ao segundo lugar. O piloto holandês teve problemas no carro e abandonou a prova.

Lewis Hamilton, principal rival de Verstappen no ano passado, terminou a corrida em terceiro lugar. Isso porque o mexicano Sérgio Pérez abandonou a prova a uma volta do fim —devido a um problema no motor.

Safety Car

O carro de Pierre Gasly (Alpha Tauri) pegou fogo a dez voltas do fim da prova. Safety Car na pista. Pouco antes do acidente, Verstappen havia colocado pneus macios, com o intuito de ultrapassar Leclerc e chegar à primeira posição. O holandês reclamou bastante da direção de seu carro durante a prova --disse que o volante estava bastante pesado.
Leclerc também parou e a Ferrari optou por pneus macios. Na relargada, Carlos Sainz quase ultrapassou o holandês, que conseguiu segurar a segunda posição. Leclerc se manteve na liderança mesmo depois da relargada.

Fim trágico da Red Bull

O fim de prova da Red Bull foi trágico. Verstappen perseguiu Leclerc por todo o GP, chegou a ocupar a liderança por alguns metros, mas abandonou a três voltas da bandeirada com problemas no volante. Após passar boa parte da prova reclamando da direção, Max Verstappen abandonou a corrida assim que o Safety Car liberou a bandeira verde de novo. O problema no carro de Verstappen desestabilizou, também, o companheiro de equipe Sérgio Perez, que rodou no final.

Leclerc x Verstappen

Verstappen tentou aproveitar a primeira parada de Leclerc para assumir a liderança, e conseguiu. A dupla rivalizou pela primeira posição por algumas voltas. O piloto da Red Bull conseguiu ultrapassar Leclerc em manobra impressionante, mas o rival assumiu o posto de primeiro lugar na sequência. A disputa entre Leclerc e Verstappen acelerou o coração de quem já estava com saudade da Fórmula 1. A dupla protagonizou um ótimo começo de temporada. O piloto da Ferrari conseguiu segurar a primeira posição.

Nas duas vezes que parou no box, o piloto da Red Bull voltou à pista lentamente, o que o prejudicou na busca pela liderança. Na rádio, Verstappen se irritou com a equipe. "Saí devagar nas duas saídas do box e perdi a liderança da prova duas vezes", gritou Max, que desaprovou a estratégia da Red Bull.

Ferrari x Red Bull

A Ferrari rivalizou com a Red Bull não apenas pelo primeiro lugar. Carlos Sainz e Sérgio Pérez disputaram o terceiro lugar em estratégia clara de ambas as equipes. Assim como na vitória de Leclerc, a Ferrari se deu melhor nessa disputa também: Sainz terminou a corrida em segundo lugar.

A ascensão do motor Ferrari beneficiou também as equipes Haas e Alfa Romeo, que utilizam o motor da construtora em seus carros. A McLaren, nesta temporada, parece ter dificuldade para se consolidar.

Mercedes sem ritmo

Pérez ultrapassa Hamilton na décima volta. A falta de ritmo da Mercedes foi ironizada por Verstappen após o resultado do treino de classificação — a equipe tem tido dificuldade na nova temporada. Lewis Hamilton precisou parar cedo, na 12ª volta, antes dos outros pilotos. Os pneus estavam desgastados devido à instabilidade do carro nas retas. "Paramos mais cedo do que deveríamos", disse o piloto na rádio.

Assim que saiu do box, Hamilton bambeou na pista — e precisou desacelerar para manter o carro firme. Os pneus novos não estavam aquecidos o suficiente, então o inglês precisou realizar de novo esse aquecimento. Nesse momento, Guanyu Zhou (Alpha Romeo) o ultrapassasse nesse retorno. O heptacampeão mundial recuperou a posição.

Verstappen parou na 15ª volta. Diferentemente de Hamilton, permaneceu com pneus macios. Sainz, da Ferrari, ficou na bota do piloto da Red Bull, e parou na sequência.

Treino classificatório

A Ferrari teve pré-temporada sem problemas e sempre andando entre os primeiros, voltando ao patamar semelhante à temporada 2019. Os italianos deram mais um passo adiante com a unidade de potência, e a expectativa é de que eles tenham voltado a estar pelo menos no mesmo nível de Mercedes e Honda (que segue equipando a Red Bull).

A grande vantagem do time no momento é nas curvas de baixa velocidade, o que justifica o bom rendimento da equipe em Barhein.

Charles Leclerc superou o atual campeão mundial Max Verstappen e garantiu, no sábado (19), a primeira pole position na temporada 2022 da Fórmula 1. O monegasco da Ferrari fez o melhor tempo da classificação no GP do Bahrein com 1min30s558 e largou na primeira posição na corrida de hoje.

No treino classificatório, Max Verstappen e as duas Ferrari logo mostraram sua força, colocando-se entre os melhores tempos desde o começo. Leclerc fez o melhor tempo do Q1, com 1min31s471. Valtteri Bottas (Alfa Romeo) foi a grande surpresa na quarta posição, à frente de George Russell e Lewis Hamilton, dupla da Mercedes, que visivelmente ainda balança nas retas. Foram cortados do Q2 Tsunoda (que não havia feito o treino livre mais cedo por problema no carro da AlphaTauri), as duas Aston Martin (Hulkenberg e Stroll), Daniel Ricciardo (McLaren) e Latifi (Williams).

Verstappen novamente tomou a iniciativa e fez 1min30s757, quase seis décimos à frente de Leclerc. A maior briga ficou mesmo no corte para o Q3, pois cinco pilotos chegaram a estar no intervalo de apenas um décimo — até a Mercedes precisou acelerar para passar. Magnussen confirmou o bom desempenho da Haas com o sétimo tempo, e Alonso (Alpine) atrás dele. Ficaram fora da última parte do treino Ocon (Alpine), Mick Schumacher (Haas), Norris (McLaren), Albon (Williams) e Zhou Guanyu (Alfa Romeo). A McLaren ficou fora do Q3 pela primeira vez desde o GP da Turquia de 2020.

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