FIA rejeita protestos da Mercedes e mantém Verstappen como campeão
A FIA rejeitou os dois protestos da Mercedes após o GP de Abu Dhabi da Fórmula 1 e manteve Max Verstappen, da Red Bull, como campeão da temporada 2021.
Os representantes da Mercedes e da Red Bull se reuniram com os comissários da prova em rodadas de conversa neste domingo após o GP de Abu Dhabi.
A Mercedes entrou com dois protestos contra o resultado do Grande Prêmio, que consagrou Verstappen como campeão da temporada sobre Lewis Hamilton, da equipe alemã.
Em um dos protestos, a equipe reclamava da forma como foi feita a relargada após a entrada do safety car, acionado devido à batida de Nicholas Latifi, da Williams.
Em um primeiro momento, o diretor de prova, Michael Masi, informou que os carros retardatários que estavam entre Verstappen e Hamilton não seriam autorizados a ultrapassar o carro de segurança. Após questionamento da Red Bull, a direção de prova decidiu mudar a decisão.
A Mercedes alegava que todos os retardatários deveriam ultrapassar o safety car e não apenas os cinco citados pela direção de prova (Lando Norris, Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon e Sebastian Vettel).
Segundo a FIA, a intenção de mandar os cinco carros ultrapassarem o safety car foi "remover este carros que pudessem 'interferir' na disputa entre os líderes". Além disso, o órgão sustenta que é consenso entre as equipes que sempre deve ser feito um esforço para as corridas terminarem com bandeira verde.
Já no outro recurso, a Mercedes alegava que Verstappen colocou o carro à frente de Lewis Hamilton na curva 12, na preparação para relargada após a saída do safety car, o que configuraria uma ultrapassagem proibida.
Na decisão deste recurso, a FIA considerou que não houve ultrapassagem e que os carros estavam apenas acelerando. O órgão citou a defesa da Red Bull: "A Red Bull argumentou que o carro 44 (Hamilton) não foi 'ultrapassado' pelo carro 33 (Verstappen), que ambos os carros estavam acelerando e que havia 'um milhão de precedentes' no safety car".
Os protestos foram referentes aos artigos 48.8 e 48.12 do regulamento esportivo da Federação Internacional de Automobilismo. O artigo 48.8 diz que "nenhum piloto pode ultrapassar outro carro na pista, incluindo o safety car, até que ele passe a linha pela primeira vez após o safety car ter retornado aos boxes". Já o 48.12 aponta que "qualquer carro que tenha sido ultrapassado pelo líder é obrigado a ultrapassar os carros na volta inicial e no safety car."
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