Topo

Fórmula 1

F1 teve 2021 de espetáculo, polêmica e rivalidade Hamilton x Verstappen

Hamilton e Verstappen batalharam até o final e protagonizaram temporada histórica da Fórmula 1 - REUTERS/Brian Snyder/File Photo
Hamilton e Verstappen batalharam até o final e protagonizaram temporada histórica da Fórmula 1 Imagem: REUTERS/Brian Snyder/File Photo

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

12/12/2021 12h05

A temporada 2021 da Fórmula 1 para sempre será lembrada pela rivalidade quente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, que terminou com o título mundial do holandês hoje (12), no GP de Abu Dhabi. Foi a cereja do bolo de um ano de roteiro espetacular: muito equilíbrio, várias polêmicas e algumas corridas caóticas.

Mais uma prova dessa rivalidade foi o final insano do GP de Abu Dhabi, em que Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton, da Mercedes, na última volta e se sagrou campeão da Fórmula 1 pela primeira vez na carreira.

A disputa particular entre Hamilton e Verstappen foi da pista às reclamações no rádio, fechadas de todos os tipos, trocas de farpas em entrevistas e acidentes impressionantes. Não foi à toa que Max admitiu há dois dias que sua visão sobre Lewis mudou neste ano, "e não de um jeito positivo". Os dois se tornaram rivais.

Já nos primeiros GPs do ano ficou claro que um dos dois seria campeão mundial: do Bahrein à Espanha, foram quatro corridas seguidas em que dominaram os lugares mais altos do pódio. Em Mônaco, a Mercedes teve problemas; no Azerbaijão, a Red Bull "devolveu o favor", mas Hamilton cometeu raro erro em uma relargada. Desde cedo, portanto, estava evidente que os detalhes poderiam decidir o campeonato.

Verstappen viveu seu melhor momento no ano nas três vitórias seguidas na França, Estíria e Áustria. Foi dominante em todas, com pilotagem digna de um campeão mundial, mas Hamilton deu o troco em Silverstone. Em uma das voltas mais impressionantes dos últimos tempos, os dois chegaram a dividir oito curvas seguidas até um toque fazer Verstappen rodar e bater forte —por sorte, sem gravidade.

Uma insana corrida na Hungria foi melhor para Hamilton, que voltou à liderança do Mundial. Durou apenas duas corridas, porém, porque duas vitórias em casa (Bélgica e Holanda) recolocaram Verstappen no topo. Aí veio Monza e o acidente impressionante: o RB16B saiu do chão, e as rodas só não foram no capacete de Lewis porque o halo o protegeu.

Hamilton retomou a ponta do campeonato com a vitória na Rússia, a 100ª de sua carreira na F1, mas foi ultrapassado de novo na Turquia. Nos EUA, os dois se estranharam em um treino livre e teve até dedo do meio e xingamento de Verstappen —"idiota estúpido", falou no rádio. No México, a vitória do holandês fez parecer que o Mundial de Pilotos estava perto da definição: desempenho sólido e 19 pontos de vantagem a quatro corridas do fim. Mas Lewis tinha cartas na manga.

Interlagos fez a maré virar: Hamilton saiu de último na corrida sprint do sábado para vencer a corrida no domingo e ganhar sobrevida. Foi mais uma grande batalha com Verstappen, que vendeu muito caro a primeira posição e quase fez ambos abandonarem. O inglês também venceu no Qatar e chegou com moral à Arábia Saudita, para um GP que lembrou roteiro de filme.

Um domingo caótico em Jeddah teve Verstappen beneficiado por uma bandeira vermelha, depois ultrapassado por Hamilton na relargada. Ele deu o troco na relargada seguinte com um mergulho fantástico, aí fez o possível e o impossível para segurar o inglês, mas passou do ponto, provocou um acidente e viu o Mundial chegar empatado na última corrida.

Corridas caóticas marcam a temporada

Largada caótica no GP da Hungria de Fórmula 1 de 2021 tirou seis carros da corrida - Bryn Lennon/Getty Images - Bryn Lennon/Getty Images
Largada caótica no GP da Hungria tirou seis carros daquela corrida
Imagem: Bryn Lennon/Getty Images

O GP de Jeddah não foi o único que parecia ter sido filmado em Hollywood. Ao longo do campeonato, quase um terço das corridas teve desenlaces, digamos, incomuns. Monaco foi um deles, com um pódio surpreendente sem nenhuma Mercedes, mas o caos começou mesmo na corrida seguinte, no Azerbaijão, onde Verstappen abandonou e Hamilton cometeu um erro que não costuma cometer.

Também teve "corridas maluca" na Hungria, depois de um strike logo na largada; uma "não-corrida" na Bélgica, com apenas quatro voltas debaixo de um temporal; uma vitória inimaginável de Ricciardo em Monza após a batida Max-Lewis; e a histórica recuperação de Hamilton em Interlagos, de último a primeiro, com várias ultrapassagens em voltas seguidas.

Veja fotos do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1