Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

RMP: Aviso de punição pode inibir 'schumacada' de Verstappen em Hamilton

Em São Paulo

09/12/2021 13h36

Às vésperas da corrida de Abu Dhabi, que define o campeão da temporada na Fórmula 1, com Max Verstappen e Lewis Hamilton chegando empatados com 369,5 pontos, mas o holandês da Red Bull com a vantagem no número de vitórias, uma preocupação da organização é com a possibilidade de o título ser decidido em um acidente, o que rendeu um aviso de que pode ocorrer uma punição.

No UOL News Esporte, Renato Maurício Prado afirma que o aviso de punição é o que pode evitar que o campeonato tenha um desfecho ruim para a categoria, que seria sem os dois concorrentes ao título disputando posições de forma limpa na pista, usando o termo 'schumacada', em referência à forma como o alemão conquistou seu primeiro título mundial em 1994, tirando o rival Damon Hill da pista.

"Eu temo muito que o Max Verstappen dé uma 'schumacada'. O que é uma 'schumacada'? É jogar o carro em cima do adversário para que os dois saiam da pista, saiam da prova e ele ganhe porque tem uma vitória a mais do que o Hamilton, embora estejam empatados em pontos. Mas surgiu essa informação que eu acho fundamental, se houver um acidente entre os dois, aquele que for considerado culpado, vai perder pontos, isso aí pode inibir a tentativa de dar uma de Dick Vigarista do Max Verstappen", diz Renato.

"Eu acho que só se houver esse tipo de aviso e punição o Verstappen não vai jogar o carro em cima do Lewis Hamilton, porque o Verstappen realmente já mostrou inúmeras vezes nesse campeonato, inclusive nessa última prova, que ele vai fazer tudo para ganhar o título, em termos de necessidade até com manobras desleais", completa.

O jornalista acredita que se houver uma disputa limpa na pista, Lewis Hamilton é o favorito a conquistar o título nos Emirados Árabes, já que vem de vitórias consecutivas no Brasil, no Qatar e na Arábia Saudita.

"Se isso acontecer, se for avisado desde cedo, não adiantar mais para o Verstappen tirar o Hamilton da pista, aí eu acho que nós temos chances de uma corrida mais limpa e o meu favorito é o Hamilton, o Hamilton vem de três vitórias consecutivas, está voando, a Mercedes tirou a diferença que ela tinha para a Red Bull e para mim, em uma corrida limpa, dá Hamilton", conclui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Fórmula 1