Topo

Fórmula 1

Diretor da F1 alerta para perda de pontos em duelo Verstappen x Hamilton

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, falou sobre possível batida entre Verstappen e Hamilton - Mark Thompson/Getty Images
O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, falou sobre possível batida entre Verstappen e Hamilton Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 09h24

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, afirmou que Max Verstappen pode perder pontos caso se envolva em um acidente com Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi, no próximo domingo, o último da temporada 2021 da categoria.

Os dois pilotos estão empatados com 369,5 pontos. Se o holandês da Red Bull e o britânico da Mercedes não pontuarem ou não completarem a prova, o título ficará com Verstappen, que tem mais vitórias que Hamilton.

"Não posso controlar as ações dos dois indivíduos, apenas eles podem. Mas, dentro dos regulamentos, temos penalidades, sejam de tempo ou de grid. Além disso, o Código Desportivo Internacional prevê que os comissários desqualifiquem um competidor ou tirem pontos do campeonato", disse Masi ao jornal Daily Mail.

"Então, sim, Max poderia perder pontos, assim como qualquer equipe. Esperamos que não seja necessário, mas é uma das ferramentas disponíveis. Vou lembrar a todas as equipes e pilotos essas disposições", acrescentou.

No GP da Arábia Saudita, no último fim de semana, Hamilton chegou a bater em Verstappen quando o holandês tirou o pé para ceder a posição para o britânico. A corrida ainda contou com outros incidentes envolvendo os dois pilotos.

"Embora possam não querer admitir, no fundo, todos sabem o que é considerado legal, o que é um jogo justo, o que é uma corrida difícil, mas justa, e o que não é", declarou Masi.

Fórmula 1