Topo

Isso a Globo não mostra: títulos que o torcedor viu em outra emissora

Galvão Bueno narrou a decisão da Libertadores de 1992, entre São Paulo x Newell's, pela Rede OM
Galvão Bueno narrou a decisão da Libertadores de 1992, entre São Paulo x Newell's, pela Rede OM
Reprodução

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

30/11/2021 04h00

Pegar o controle da televisão e colocar direto na Globo na hora de assistir a uma grande decisão de campeonato foi, por muito tempo, algo automático entre os torcedores de futebol. Mas a história nem sempre foi escrita desta forma.

Continua depois da publicidade

São Paulo x Newell's na OM

O torcedor tricolor pode se lembrar da narração de Galvão Bueno na histórica final contra o Newell's Old Boys, pela Libertadores de 1992, mas não era na Globo.

Transmissão  - Transmissão
Imagem: Transmissão

A transmissão do jogo era exclusiva da OM, emissora com sede no Paraná que adquiriu os direitos da competição —a final foi retransmitida em São Paulo pela Gazeta. Além de Galvão, a final contou com os comentários de Roberto Avallone e reportagens de Raul Quadros e Mário Jorge Guimarães.

Corinthians x Vasco na Band

A final do 1º Mundial de Clubes organizado pela Fifa, entre Corinthians e Vasco, em 2000, foi transmitido pela TV Bandeirantes na grade aberta.

Tom Shaw /Allsport/Getty Images - Tom Shaw /Allsport/Getty Images
Imagem: Tom Shaw /Allsport/Getty Images

Os direitos eram da Traffic, empresa de marketing e controladora do departamento de esportes da Band. O sucesso de audiência na semi entre Corinthians e Real Madrid, com direito a vitória sobre o Jornal Nacional no Ibope, fez a Globo correr atrás do direito de transmissão da decisão, mas em vão.

Com narração memorável de Luciano do Valle, o jogo deu à Band a liderança de 53 pontos no Ibope.

Continua depois da publicidade

Silvio Santos faz aposta certeira

A Copa do Brasil já havia sido transmitida por Band e Manchete, mas foi em 1995, nas mãos do SBT, que o torneio ganhou outro status. A emissora investiu pesado e acertou em cheio.

A audiência de Corinthians e Grêmio foi um dos maiores sucessos da emissora -- o jogo decisivo, que deu o título ao Timão, rendeu 52 pontos no Ibope na Grande SP.

Arquivo Folha Imagem - Arquivo Folha Imagem
Imagem: Arquivo Folha Imagem

Luiz Alfredo narrou assim...

O SBT ainda ficou com a exclusividade da competição por mais dois anos, com os títulos do Cruzeiro sobre o Palmeiras, em 1996, e do Grêmio sobre o Flamengo, em 1997.

Copa União 1987

Agora vamos de polêmica: sabe aquele Brasileirão de 1987 que ainda dá o que falar?

Continua depois da publicidade

Cabe uma curiosidade: o último jogo daquela Copa União, que deu ao Sport o título sobre o Guarani, foi transmitido com exclusividade pelo SBT, que detinha os direitos do Módulo Amarelo.

O jogo aconteceu em um domingo e até fez Silvio Santos cortar o Show de Calouros, para a tristeza de muitos telespectadores -- como pode ser visto no vídeo abaixo.

SBT pé quente para o Verdão

Pra fechar a lista, vamos com algumas finais mais recentes e que estão frescas na memória do torcedor -- especialmente alviverde.

FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO - FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO

Aliás, se depender de superstição, o torcedor alviverde consideraria de bom grado que toda Libertadores continue passando no SBT, não é mesmo? Com Téo José no comando, o Palmeiras conquistou o bicampeonato com as vitórias nas finais contra o Santos e o Flamengo.

E não foi só o palmeirense que comemorou. O SBT também fez história, já que foi a primeira vez que bateu a Globo no Rio e em SP desde a volta da emissora ao futebol, em 2020.

Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Imagem: Reprodução/SBT
Continua depois da publicidade

Também mais recente, a decisão do Campeonato Carioca de 2021 foi outra a não ficar nas mãos da Globo.

A transmissão da competição ficou a cargo da TV Record, que venceu a Globo em audiência nos dois jogos da final entre Flamengo e Fluminense.

Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF