Topo

Mulher que assinou plano de voo da Chape ficará presa até ser extraditada

Mulher que assinou plano de voo da Chape ficará presa até ser extraditada - Transmissão Globo
Mulher que assinou plano de voo da Chape ficará presa até ser extraditada Imagem: Transmissão Globo

Do UOL, em São Paulo

24/09/2021 14h33

A Polícia Federal confirmou hoje (24) que Celia Castedo, responsável por assinar o plano de voo da Chapecoense em 2016, será extraditada para a Bolívia. Ela permanecerá presa em Corumbá (MS) para aguardar resolução dos trâmites legais até que seja entregue às autoridades bolivianas.

O UOL Esporte confirmou ontem a prisão de Celia Castedo na cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Ela morava no Brasil desde 2016, quando solicitou asilo alegando ameaças por causa de suas declarações sobre o acidente.

"A boliviana era especialista em segurança de voo e, na ocasião, teria deixado, fraudulentamente, de observar os requisitos procedimentais mínimos para a aprovação do plano de voo da aeronave, eis que no programa apresentado a autonomia de voo não era adequada para a viagem", dizia a nota.

De acordo com informações do "Jornal Nacional", a ordem de prisão foi assinada por Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal. Conforme a sentença, Celia é dada como "procurada pela Justiça boliviana para responder pela suposta prática do crime de atentado contra a segurança no espaço aéreo".

O desastre terminou com 71 pessoas mortas, entre jogadores da Chape, comissão técnica, jornalistas e funcionários da companhia aérea. Todos embarcavam para a final da Copa Sul-Americana.