Topo

Tandara fala sobre doping e saída das Olimpíadas: 'Me senti uma criminosa'

Tandara durante os Jogos Olímpicos de Tóquio - ANGELA WEISS / AFP
Tandara durante os Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: ANGELA WEISS / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/09/2021 15h43

Pouco mais de um mês após ser retirada das Olimpíadas de Tóquio por suspeita de doping, Tandara falou sobre a situação vivida na véspera do semifinal olímpica entre Brasil e Coreia do Sul e reforçou que está tranquila em relação à contraprova, que pode mostrar que a contaminação com a substância ostarina foi acidental.

"Meu mundo caiu. Me senti completamente sem chão. É surreal. Não consigo descrever a sensação, mas o sentimento é muito ruim e, de verdade, não gostaria de passar por isso novamente. Não desejo a ninguém", disse em entrevista à Vogue Brasil.

Após a comissão técnica tomar conhecimento do resultado do exame, Tandara foi separada do grupo da seleção e foi decidido que ela voltaria ao Brasil sem entrar em contato com o time. A oposta contou sobre a sensação de frustração a partir daí.

"Sabe quando te arrancam um pedaço? Foi o que senti naquele momento. Me falaram que eu teria duas horas e meia para arrumar minhas coisas e vir para o Brasil, porque eu tinha um prazo para juntar a minha defesa. Foi complicado porque parecia que eu era uma criminosa. Totalmente afastada. Uma hora eu estava com o grupo, meia hora depois tinha sido arrancada daquele espaço. Não podia mais ver ninguém, fazer nada".

Sobre a acusação de doping, Tandara é direta e acredita que terá sua inocência provada. "Eu não ingeri nada. Tenho minha consciência tranquila que em nenhum momento eu me prejudicaria. São 18 anos como atleta profissional. Acredito que a justiça vai ser feita de alguma maneira e que vai realmente provar que sou completamente inocente nisso. Não arriscaria minha carreira por uma imbecilidade dessas. Não seria burra para fazer isso. Acredito que a justiça vai ser feita".

Com apoio de Zé Roberto Guimarães e colegas de quadra como Camila Brait e Adenízia, Tandara conta que o treinador sempre esteve ao seu lado. "Ele foi a primeira pessoa que disse que confiava em mim. Se eu estava falando que não faria nada para me prejudicar, ele acreditou e ficou do meu lado".

Fora das Olimpíadas, Tandara perdeu os dois últimos jogos da seleção, que deram a medalha de prata ao Brasil. A oposta falou sobre o fim da competição.

"Até me emociono porque foi um dos momentos mais difíceis para mim. Trabalhei cinco anos para estar lá. Sabíamos da grandeza dos Estados Unidos...e eu falo como se estivesse lá, porque fiz parte. Lá só tinham 11 atletas e 11 medalhas. Doeu muito, mas acredito que tudo acontece com o permitir de Deus. Tem um propósito nisso. Fica um pouco de tristeza, mas fico feliz pela campanha que fizemos. Chegamos desacreditadas e estávamos no pódio. Essa é a maior recompensa", completou.