Topo

LeBron faz mistério sobre vacina, quebra regra e ganha fama de negacionista

LeBron James foi evasivo sempre que perguntado sobre vacinas e ainda quebrou protocolo de segurança ao ir em evento - Sam Greenwood/Getty Images
LeBron James foi evasivo sempre que perguntado sobre vacinas e ainda quebrou protocolo de segurança ao ir em evento Imagem: Sam Greenwood/Getty Images

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/05/2021 04h00

Os Estados Unidos contam com vacinação em massa e, gradativamente, voltam a viver dias normais. A imunização, no entanto, não é obrigatória, e muitas pessoas optam pelo caminho contrário. Um dos principais jogadores da NBA, LeBron James ganhou fama de negacionista justamente por fazer mistério sobre essa situação.

Além de não falar abertamente se foi vacinado, o jogador do Lakers ainda quebrou o protocolo de segurança, recentemente, ao ir ao lançamento de uma marca de tequila que teve a presença de famosos como o rapper Drake e o ator Michael B. Jordan. A NBA julgou o caso e não aplicou nenhuma punição a LeBron, que entrou em quadra no dia seguinte e ajudou a eliminar o Golden State Warriors no Play-In.

A polêmica teve início quando as vacinas começaram a chegar aos Estados Unidos. LeBron foi perguntado se planejava ser vacinado "assim que estivesse disponível" e se ele aconselharia outros jogadores a seguir o caminho da ciência. O jogador, no entanto, saiu pela tangente e deu mostras de que o assunto seria um tabu.

"Essa é uma conversa que minha família e eu teremos. Praticamente estou mantendo isso entre mim e minha família", afirmou no fim de março. "Acho que é tudo sorte, cara", disse James sobre contrair o vírus.

"Não posso sentar aqui e dizer que sou um especialista em tudo isso. É apenas sorte. Você não tem ideia de como pode contratá-lo ou de como obtê-lo. Conhecemos os casos, conhecemos os estudos, ouvimos os médicos e coisas dessa natureza, e eu apenas tentei seguir o protocolo tanto quanto ele foi estabelecido para nós. Eu vou para a instalação. Eu vou para casa. Eu vou para a arena. Eu vou para casa".

Evento com famosos e quebra de protocolo

O comportamento de LeBron ficou ainda mais exposto com a quebra de protocolo na última semana, quando o jogador se reuniu com alguns famosos para o lançamento de uma marca de tequila. O rapper canadense Drake, amigo de James, postou algumas fotos e fez o astro ser julgado pela comissão da NBA.

Mais que isso. Sua ida ao evento fez o que ele tinha falado semanas antes: que treinava, jogava e ia para casa, cair por terra. O evento aconteceu em uma breve sessão de fotos ao ar livre, e os convidados tiveram de apresentar prova de vacinação ou um recente resultado negativo de teste para comparecer.

Após muita polêmica, a NBA julgou o caso e liberou LeBron para jogar no dia seguinte contra o Warriors. Mesmo com essas medidas, James, se recusou a dizer se recebeu a vacina. E essa é justamente a maior dúvida, pois o astro é sempre evasivo nas respostas.

Pouco antes de ser anunciado que James havia quebrado o protocolo, o jogador havia dado uma entrevista falando sobre a questão. Quando perguntado se havia recebido a vacina, ele respondeu: "Não é grande coisa", rindo brevemente após dar sua resposta.

Companheiro de LeBron aumenta polêmica

O companheiro de equipe Dennis Schroder disse em entrevista a um site alemão, no início deste mês, que ele e LeBron foram os únicos jogadores do Lakers que não receberam a vacina. A situação não pegou bem e, em seguida, o jovem alemão mudou o discurso: "Sou o único cara que não foi vacinado. Vou deixar por isso mesmo". Será mesmo?

LeBron James (ao centro) se ajoelha durante execução do hino nacional americano em protesto antirracista - Mike Ehrmann/Getty Images/AFP - Mike Ehrmann/Getty Images/AFP
Imagem: Mike Ehrmann/Getty Images/AFP

O próprio técnico dos Lakers, Frank Vogel, disse que o elenco não ultrapassou o limite de vacinação de 85% exigido pela liga para que uma equipe tenha suas restrições de saúde e segurança reduzidas no futuro. "Não chegamos ainda, mas ainda estamos esperançosos", disse.

Atingir esse limite permitirá mais liberdade às pessoas vacinadas. Um exemplo disso é que o time não seria mais obrigado a usar máscaras nas instalações de treino além de, por exemplo, poder comer em restaurantes internos e externos, de acordo com os protocolos de saúde locais. Ter a permissão da NBA para ter encontros pessoais — como um jantar em grupo — em algum lugar que não seja na quadra ou em uma sala de reunião designada, no entanto, não parece importante para LeBron e seus companheiros.

NBA aposta na educação

O comissário Adam Silver disse que a NBA não tem planos de tornar as vacinas obrigatórias, mas que haveria um esforço para informar os benefícios. "Em termos de esforços de educação, eles estão em andamento. Acho que, em última análise, essas são decisões pessoais que os jogadores precisam fazer, assim como todos em nossas comunidades precisam fazer. Vemos o nosso papel, juntamente com a Associação de Jogadores, para fornecer-lhes as melhores informações possíveis e também incentivá-los a buscar informações por conta própria. Eles têm médicos pessoais, outros em quem podem confiar".

Uma das medidas foi utilizar a imagem de lendas da NBA como Bill Russell, Kareem Abdul-Jabbar e Julius Erving participando de anúncios de serviço público mostrando-os sendo vacinados.