Topo

UFC, Alemão e F1: os eventos que já têm data para voltar em meio à pandemia

Brasileiro Ronaldo Jacaré na pesagem oficial do UFC 249, usando luvas e máscara - Mike Roach/Zuffa LLC
Brasileiro Ronaldo Jacaré na pesagem oficial do UFC 249, usando luvas e máscara Imagem: Mike Roach/Zuffa LLC

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/05/2020 04h00

Em algumas partes do mundo, o pior já passou. Enquanto no Brasil a sexta-feira (08) foi de recorde, com mais de 10 mil novos casos e 751 mortos, em outros lugares a curva do avanço do novo coronavírus diminuiu e permitiu a criação de um protocolo para o retorno de eventos esportivos.

Importantes modalidades e campeonatos anunciaram a data para a volta, com restrições de público e todo um cuidado específico diante da pandemia da covid-19. Veja abaixo os principais exemplos:

UFC

UFC 249 - Mike Roach/Zuffa LLC/Getty Images - Mike Roach/Zuffa LLC/Getty Images
Uriah Hall e Ronaldo Jacaré se encaram com "distanciamento social"
Imagem: Mike Roach/Zuffa LLC/Getty Images

Mesmo com os Estados Unidos liderando os números de casos e mortos, o UFC vai realizar um evento com enorme peso esportivo neste sábado (09). O UFC 249 ocorrerá na Flórida e contará com duas disputas de cinturão: no principal combate, Tony Ferguson e Justin Gaethje lutam pelo título interino dos leves, enquanto o campeão Henry Cejudo defende a categoria dos galos contra Dominick Cruz. É o primeiro grande evento a retornar às atividades em meio à pandemia de coronavírus e diante de números assustadores em solo americano. Há mais de 1 milhão de infectados e 77 mil mortos nos EUA.

Campeonato Sul-coreano

Campeonato sul-coreano - Divulgação - Divulgação
Campeonato Sul-coreano retornou às atividades na última sexta-feira
Imagem: Divulgação

A Coreia do Sul reabriu as disputas do campeonato nesta sexta-feira (08) com a vitória por 1 a 0 entre Jeonbuk Motors e Suwon Bluewings e diante de protocolos rígidos. Não havia público, e os jogadores reservas, comissões técnicas e funcionários do estádio usaram máscaras e luvas. Na comemoração do único gol do confronto, nada de abraços e uma reunião mais efusiva — apenas cumprimentos com o cotovelo, como o recomendado.

Campeonato Alemão

Bayern de Munique - M. Donato/FC Bayern via Getty Images - M. Donato/FC Bayern via Getty Images
Jogadores do Bayern de Munique já treinam para o retorno da Bundesliga; time lidera a competição
Imagem: M. Donato/FC Bayern via Getty Images

A Bundesliga será a primeira grande competição europeia a retornar. Com o avanço do novo coronavírus controlado na Alemanha, os jogos vão ser retomados no dia 16 com o clássico entre Borussia Dortmund x Schalke 04. A 2ª divisão também se reinicia no próximo fim de semana. A expectativa dos dirigentes é encerrar a principal competição do país no fim de junho, concluindo as nove rodadas que restam.

Fórmula 1

Fórmula 1 - Manan Vatsyayana/AFP - Manan Vatsyayana/AFP
Fórmula 1 ainda possui indefinições no calendário
Imagem: Manan Vatsyayana/AFP

Boa parte da temporada está sem futuro definido, mas a Fórmula 1 agendou o início das disputas para o GP da Áustria, em 5 de julho (que seria a 11ª etapa do calendário). As corridas na Austrália, Mônaco e França já acabaram canceladas, enquanto Bahrein, Vietnã, China, Holanda, Espanha, Azerbaijão e Canadá ainda procuram se encaixar em um fim de semana até o fim do ano.

NFL

NFL - Kevin C. Cox/Getty Images/AFP - Kevin C. Cox/Getty Images/AFP
Atuais campeões, os Chiefs de Patrick Mahomes abrem a temporada em setembro (a princípio)
Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images/AFP

Apesar da incerteza da pandemia nos Estados Unidos, a NFL manteve o planejamento inicial e soltou o calendário para a abertura da temporada em 10 de setembro, data em que o Kansas City Chiefs inicia a defesa do título da liga de futebol americano contra o Houston Texans. A organização anunciou uma medida de prevenção até o momento: em 2020-2021 não haverá os já tradicionais jogos no México e no Reino Unido.

PGA Tour

Outra liga americana a anunciar o retorno é o PGA. Os golfistas têm evento marcado para o dia 11 de junho, no Texas. A expectativa é de 14 eventos até o fim do ano, embalando o fim da temporada 2019-2020 com o início da 2020-2021 depois da competição marcada para Atlanta, entre 4 e 7 de setembro.