PUBLICIDADE
Topo

MMA


Por que Florida cancelou eventos, mas permitiu UFC 249 em 9 de maio

Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

25/04/2020 04h00

Depois de recuar de fazer o UFC 249 em uma reserva indígena na Califórnia a pedido da ESPN americana, detentora dos direitos de transmissão, o Ultimate anunciou ontem (24) que o evento acontecerá na cidade de Jacksonville, na Flórida, em 9 de maio. A realização será possível por causa de um decreto estadual de 9 de abril, que transformou eventos esportivos em "serviços essenciais".

Com isso, o UFC aproveitou a mesma brecha utilizada pelo WWE, o telecatch norte-americano, para conseguir a liberação. A única condição é a obrigatoriedade de que o evento aconteça com portões fechados, ou seja, sem a presença de público.

No decreto assinado pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, fica permitido o trabalho de "funcionários de eventos esportivos e mídia com um público nacional - incluindo atletas, artistas, equipe de produção, equipe executiva, equipe de mídia e quaisquer outros necessários para facilitar a inclusão de serviços de apoio a essa produção - somente se o local estiver fechado ao público".

Em entrevista coletiva ontem (24), o governador DeSantis disse ainda não ter decidido como funcionará o processo de reabertura da Flórida. A quarentena no estado norte-americano vai até 30 de abril, mas não há certeza se haverá ou não uma prorrogação.

"Queremos fazer apenas o que fizer sentido. Queremos ter certeza de que será seguro, mas também queremos dar um voto de confiança à população", afirmou.

Com a indefinição sobre o fim do isolamento, eventos que não são considerados essenciais seguem vetados na Flórida. Na última semana, o Estado anunciou o cancelamento de um festival de jazz que aconteceria em 23 de maio, duas semanas depois do UFC 249.

A Flórida tem, até o momento, 30.533 casos de Covid-19 confirmados, segundo dados oficiais. 1.046 pessoas morreram e 4.817 estão hospitalizadas.

MMA