Topo

Ele perdeu perna ao tentar ajudar pessoas na estrada. Agora quer ser atleta

Gabriel (ao centro) e família com os jogadores Patric e Léo - Reprodução
Gabriel (ao centro) e família com os jogadores Patric e Léo Imagem: Reprodução

Beatriz Cesarini*

Do UOL, em São Paulo

02/08/2019 04h00

Muitas vezes a vida segue um curso diferente do previsto e faz com que as pessoas se reinventem. Esse é o caso do jovem Gabriel Lucas Alves. Amante de futebol e torcedor do Atlético-MG, o garoto de 15 anos teve a perna esquerda amputada após grave acidente em via pública e agora sonha em se tornar atleta paraolímpico.

Gabriel andava em uma calçada perto de sua residência em Betim quando avistou uma linha chilena - usada para empinar pipas com alto poder cortante. Com receio de que o objeto pudesse atingir motociclistas, o jovem tentou retirar do caminho, mas acabou se surpreendendo com um caminhão que passou pela via e puxou o fio. O mineiro foi atingido na altura dos joelhos, teve artérias, nervos e veias atingidos e acabou com uma das pernas amputada.

"Eu fui tentar tirar a linha da rua... Queria tirar dali para salvar os motoqueiros. Mas um caminhão acabou passando e levou a linha em cima de mim", contou Gabriel em entrevista ao UOL Esporte.

Apelidado pelos amigos de 'Feijão', Gabriel sempre teve o sonho de se tornar jogador de futebol profissional. Desde pequeno, ele sempre foi incentivado pelos pais a praticar esporte. E apesar de tudo, o jovem se manter esperançoso no objetivo de se tornar atleta.

"Desde novinho eu sempre acompanhei, sempre gostei demais de futebol e sempre tive vontade de virar profissional. Agora, eu pretendo me tornar atleta paraolímpico. Depois do acidente, eu tive muitos apoios, tive amigos amputados que vieram me dar apoio. Aí eu pensei nessa ideia. Eu pretendo seguir no futebol ou na corrida, no atletismo", afirmou Gabriel.

Visitas especiais

Gabriel recebeu a visita da modelo Paola Antonini e do fisioterapeuta Fabrício Daniel - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gabriel recebeu a visita da modelo Paola Antonini e do fisioterapeuta Fabrício Daniel
Imagem: Reprodução/Instagram

Desde que voltou do hospital, Gabriel recebeu muitos amigos, familiares e até ídolos em casa. Patric, do Atlético-MG, e o zagueiro Léo, do Cruzeiro, foram à residência do jovem para incentivá-lo a seguir no esporte.

Patric, inclusive, fez questão de visitar Gabriel com intuito apoiar o garoto no recomeço. Desde que saiu do hospital, o mineiro tinha como um dos principais desejos conhecer de perto o seu ídolo. De acordo com pessoas próximas ao jogador, ele chegou ao jovem através do fisioterapeuta Fabrício Daniel.

O profissional, inclusive, já providenciou uma 'nova perna' ao Gabriel. A prótese será totalmente personalizada, com desenhos do Atlético-MG. Além da 'nova perna', o jovem ganhou de Fabrício o tratamento de reabilitação, o pacote completo é avaliado em cerca de R$ 80 mil.

Apresentadora do NBA Freestyle, da "Band", Paola Antonini também se encontrou com Gabriel. A modelo passou por uma situação parecida à do mineiro. Ela foi atropelada no final de 2014, ficou prensada da cintura para baixo e teve a perna esquerda amputada.

*Colaborou Thiago Fernandes, do UOL, em Belo Horizonte