Topo

Após 'propaganda grátis', NFL segue empolgada com Londres e anuncia 4 jogos

Reuters/Paul Childs
Imagem: Reuters/Paul Childs

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

31/10/2018 11h00

Após três jogos seguidos com ingressos esgotados em Londres, e a NFL não perdeu tempo e já anunciou mais quatro partidas da próxima temporada em solo inglês. É mais uma grande aposta no novo mercado da liga de futebol americano dos EUA, que na última segunda-feira (29) teve até ‘propaganda grátis’ em jogo do horário nobre do Campeonato Inglês.

O mercado é novo, mas nem tanto. Desde 2007 a NFL realiza partidas de sua temporada regular em Londres. No mais recente deles, há três dias, 85.870 pessoas viram o Philadelphia Eagles vencer o Jacksonville Jaguars e estabeleceram o recorde de público de futebol americano na Inglaterra. Como se o sucesso por si só não bastasse, a exposição foi amplificada no dia seguinte. Em jogo isolado da Premier League, Tottenham e Manchester City se enfrentaram com um enorme logotipo da NFL no centro do estádio de Wembley.

A culpa foi do Tottenham, que não entregou seu novo estádio no tempo prometido e submeteu a Premier  League, o City e os torcedores a tal constrangimento. É claro que o símbolo da NFL em uma partida na Inglaterra, tão tradicional e avessa a surpresas do tipo, dividiu opiniões. Houve piadas, muitas delas, mas a situação inegavelmente criou curiosidade em torno da NFL por parte dos ingleses: no Google, o interesse sobre o logotipo no gramado chegou a 76% do fluxo normalmente gerado em uma rodada.

Com a maré a seu favor, a NFL volta a dobrar a aposta ao aumentar o número de jogos na Inglaterra. Em 2017 também haviam sido quatro, mas a liga preferiu dar um passo atrás neste ano e confirmar apenas três duelos londrinos. Todos eles venderam mais de 84 mil ingressos cada, mantendo a média acima dos 80 mil nos 24 eventos já realizados do outro lado do Atlântico.

“Os jogos nas últimas semanas mais uma vez provaram a incrível paixão dos fãs da NFL no Reino Unido”, discursou Mark Waller, vice-presidente executivo internacional da entidade. “O apoio de nossos parceiros e da prefeitura de Londres nos dá a base para o desenvolvimento do esporte e nos habilita a oferecer ainda mais jogos [na Inglaterra] nos próximos anos.”

Ainda não há detalhes sobre quais partidas da próxima temporada serão jogadas na Inglaterra, afinal a própria tabela só deve ser anunciada a partir de fevereiro (quando termina a campanha atual). A única certeza é que duas delas serão em Wembley, e as outras duas, no estádio do Tottenham. No entanto há a expectativa de os Jaguars voltarem a atuar em Londres, como tem acontecido em todos os anos desde 2013.