PUBLICIDADE
Topo

Tênis

Até quando? Tenistas ainda viram polêmica por roupas e esporte fica de lado

Alizé Cornet tira a blusa durante partida do Aberto dos EUA - Reprodução
Alizé Cornet tira a blusa durante partida do Aberto dos EUA Imagem: Reprodução

Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

30/08/2018 04h00

Alizé Cornet saiu derrotada no US Open na última terça (28) pela adversária Johanna Larsson e pelas regras. A partida ficou em segundo plano quando o árbitro advertiu a francesa por tirar a blusa, que estava ao contrário, em quadra e vesti-la novamente. Não é de hoje que o traje feminino fica em evidência nos torneios de tênis. Os tamanhos das saias diminuíram com o tempo e as calças são proibidas se usadas sem uma saia ou shorts por cima.

A tenista Teliana Pereira viu um pouco de exagero na advertência à Cornet e lembrou que já passou pela mesma situação. "Exageraram um pouco, mas se retrataram. Aconteceu uma vez comigo na virada do jogo e a árbitra de cadeira chamou minha atenção, mas se os homens trocam durante o jogo, eu não vejo problema nenhum a mulher trocar, até porque estamos de top", disse Teliana em entrevista ao UOL

De Maria Esther Bueno, passando por Anne White e citando casos mais atuais, o jogo feminino acaba perdendo espaço para o que elas vestem.

Na última semana, Serena Williams também ganhou as manchetes por causa de sua roupa de “Pantera Negra”, um macacão preto que usou em Roland Garros. A roupa que serviria para melhorar a circulação sanguínea da tenista após ter um parto complicado foi proibida para a próxima temporada.

“Vamos pedir aos fabricantes que nos digam o que está por vir. Eu acredito que tem coisas que vão muito além. O traje de Serena neste ano, por exemplo, não será mais aceito. É preciso respeitar a competição e o local”, declarou Bernard Giudicelli à Tennis Magazine na última semana.

Teliana acredita que o traje atual mostra a tradição do esporte. "Existe a tradição que é a mulher jogar de saia e de vestido, o que é legal. Eu gosto de tradição. Eu acho que é super elegante, bonito e valoriza o corpo. Eu acho que foi mais uma polêmica. A Serena explicou que era porque tinha acabado de ser mãe e recomendação médica. As meninas estão contentes e é isso que importa", comentou. 

Mas em que uma roupa pode ser vista como desrespeito em uma partida? “O tênis é entendido como um esporte tradicional e tenta colocar as mulheres em sua ‘caixinha’. Hoje em dia graças à internet e discussão que se populariza, as mulheres não são mais colocadas na caixinha e não é porque não está de saia que não é mulher”, ressaltou Juliana de Faria, fundadora da ONG Think Olga que tem como objetivo empoderar mulheres por meio da informação.

Serena Williams - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
No caso de Cornet, Juliana acredita que a advertência se dá ainda por uma relação à sensualizarão exagerada da mulher. “Há uma sensualizarão absurda do corpo da mulher. Em nenhum momento ela estava sensualizando, ela estava em uma atitude completamente normal no esporte”.

O US Open se desculpou com Cornet, mas a regra não foi mudada. “Eu acho que é preciso ser debatido: por que essas regras existem e são tão desiguais quando se fala de homens e mulheres, por que não são regras que amadurecem o trabalho, são para constranger e humilhar”, completou Juliana de Faria.

Relembre outros casos:

1985 – Anne White

Anne White - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
A tenista Anne White teve o macacão branco censurado em 1985, em Wimbledon. A história é relembrada até os dias atuais. Se tratava de um modelo parecido com o usado por Serena, mas branco. A roupa chegou a ser criticada pela rival de White na época, que chamou o traje de “bizarro”.

“Eu estava namorando um cara que me deu o traje pra treinar. Eu gostei da roupa porque mantinham minhas pernas aquecidas. Eu jogava muito tarde da noite e na Inglaterra o clima era mais frio no horário e achava que era confortável e pensei que ninguém fosse pensar nisso. Eu lembro de olhar a regra que falava tinha que ser branco e não incomodar”, comentou White em entrevista já após encerrar a carreira.

1949 – Gussie Moran

Gussie Moran - Getty Images - Getty Images
Gussie Moran em 1949
Imagem: Getty Images
Gussie Moran “chocou” Wimbledon em 1949 quando entrou em quadra com uma saia mais curta que o permitido na época. O tradicional era que a vestimenta fosse na altura do joelho, mas Gussie chamou a atenção, foi bastante fotografada, virou capa de revista e ganhou o apelido de “Gorgeous Gussie” (Linda Gussie, em inglês).

1962 - Maria Esther Bueno

Maria Esther Bueno entrou em jogo, em Wimbledon, em 1962 usando uma saia rosa por baixo do vestido branco, o que causou burburinhos na arquibancada todas as vezes que Maria Esther fazia um saque. 

2008 – Venus Williams

Venus Williams virou foco de atenção no Aberto da Austrália de 2008. A tenista estava fazendo seu trabalho, quando a transmissão mostrou mais de perto sua roupa, um short. Imediatamente um comentarista de uma TV australiana soltou a fala infeliz. “Pensem o que quiser, garotas, mas pra mim essa é uma bela visão”, disse.

Tênis