Topo

Tenista com braço amputado é o 1º deficiente a pontuar no ranking da ATP

Alex Hunt, tenista neozelandês, atua com uma prótese no lugar do antebraço - Reprodução
Alex Hunt, tenista neozelandês, atua com uma prótese no lugar do antebraço Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/06/2017 16h51

Pela primeira vez na história do tênis profissional, um tenista com alguma deficiência física somou pontos no ranking da ATP.

Alex Hunt, 23 anos, é um tenista neozelandês. Nascido sem o antebraço esquerdo, joga com uma prótese no local. E, nesta segunda-feira, estreou com vitória no Future F1 de Guam.

Diante de Christopher Cajigan, das Ilhas Marianas do Norte, Hunt venceu com facilidade: duplo 6/0 em apenas 48 minutos. Nesta quinta-feira, pela segunda rodada, caiu diante do japonês Hiroyasu Ehara: 2 sets a 0, com 6/3 e 6/2 nas parciais.

Na chave de duplas, Alex Hunt atuou ao lado do filipino Jacob Lagman e caiu logo na primeira rodada. Diante dos japoneses Kazuki Nishiwaki e Daisuke Sumizawa, a parceria perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/5.

Veja Alex Hunt em ação nas quadras

UOL Esporte

Hoje, Hunt é o 41º colocado do ranking masculino de tenistas da Nova Zelândia. Sem treinador ou patrocinadores, paga do próprio bolso suas despesas para competir. E mesmo em meio às dificuldades, mostra otimismo com a carreira.

“Recebo conselhos de todo mundo. Aprendo com quem está à minha volta”, disse o tenista ao site Stuff.co.nz, relembrando situações pouco usuais enfrentadas na carreira. “Quando eu era pequeno, o pai de uma menina reclamou que eu tinha vantagem em relação a sua filha, já que eu tinha uma prótese no braço”, completa.

Com a vitória em Guam, Alex Hunt - fã de Roger Federer - deve aparecer na lista da ATP na próxima semana. Sua meta, segundo ele, é disputar um Grand Slam.