PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Após se aposentar, Carlos Burle pega onda que pode valer "Oscar" do surfe

Carlos Burle surfa onda gigante em Nazaré, Portugal, em fevereiro de 2018 - Rafael Riancho - Rafael Riancho
Imagem: Rafael Riancho

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

20/02/2018 04h00

Menos de uma semana depois de se aposentar e participar da última competição de sua carreira profissional, em Nazaré (Portugal), o brasileiro Carlos Burle pegou uma onda gigante – no mesmo local – que pode lhe valer o título do "Oscar" do surfe. O XXL Big Wave Awards, como é chamado, acontece no mês de abril e premia diversas categorias no mundo do surfe.

Carlos Burle, hoje com 50 anos, tem três ondas indicadas – todas elas em Nazaré – para a categoria “Maior Onda”. Duas delas foram surfadas em outubro de 2017, e a última na sexta-feira passada, dia 16 – veja no vídeo acima. Curiosamente, Burle foi puxado de jet-ski por Lucas Chianca, o Chumbinho, brasileiro de apenas 22 anos que venceu na semana passada a etapa de Nazaré do Mundial de Ondas Grandes e é tido como seu pupilo.

"Sensação muito boa. Sensação de uma recompensa por tudo, e como se tivesse vindo de outra forma nessa despedida: com a vitória do Lucas, aquele momento intenso na minha bateria onde a competição foi cancelada - e eu não pude pegar nenhuma onda, estava muito difícil por causa das condições do vento -, e aí depois a natureza, o destino, o universo conspira e faz com que a gente pegue uma ondulação muito grande depois do campeonato e ele [Lucas Chianca] me presenteia com essa onda. Como se ele tivesse retribuindo tudo que estou fazendo com ele e que juntos estamos conquistando. É uma energia muito boa. Estou muito feliz mesmo, me sentindo merecedor", disse Carlos Burle em entrevista ao UOL Esporte.

Além de Burle, outros surfistas brasileiros também já estão indicados ao prêmio de maior onda do ano na temporada 2017/18: Everaldo Teixeira, o Pato, Rodrigo Koxa, Maya Gabeira, Yuri Soledade, Marcelo Luna, Márcio Freire e o próprio Lucas Chumbinho.

Principal nome da história do surfe brasileiro de ondas grandes, Carlos Burle já venceu o Nissan XXL na categoria Maior Onda da Temporada, em 2002, com uma onda surfada em Mavericks, na Califórnia (Estados Unidos), de aproximadamente 68 pés (22 metros). Na época, o tamanho da onda lhe garantiu entrar no Guinness Book com o recorde de maior onda já surfada.

Esporte