Topo

Filipe Toledo ganha 10 com dois aéreos na mesma onda e avança às quartas

Do UOL, em São Paulo

19/07/2017 07h24

Embora Jeffreys Bay seja uma onda mais conhecida por favorecer um estilo de surfe mais clássico, o brasileiro Filipe Toledo apostou na radicalidade e se deu bem na etapa sul-africana do Mundial de Surfe nesta quarta-feira. Com dois aéreos na mesma onda, o surfista recebeu nota 10 dos jurados e venceu a sua bateria na quarta fase, garantindo uma vaga direta nas quartas de final.

Na continuidade da bateria interrompida na última terça-feira por causa da presença de tubarões na área da competição, Filipe travou uma disputa de alto nível com o sul-africano Jordy Smith, que na fase anterior havia completado uma bateria perfeita.

Desta vez, porém, foi o brasileiro que mais impressionou os juízes, completando a sua pontuação com uma nota 9 que selou a sua vitória por 19 a 17,40 contra o rival. Também presente na bateria, Julian Wilson ficou em terceiro com 13,50.

Com a vitória na bateria inicial do dia, Filipe Toledo se juntou a Gabriel Medina como brasileiros ainda na disputa. O campeão mundial de 2014, inclusive, já passou às semifinais depois de vencer o australiano Mick Fanning em uma bateria que chegou a ser interrompida pela presença de tubarões na área.  

Uma nova chamada será realizada na manhã de quinta-feira. Filipe Toledo terá novo embate com Jordy Smith e Matt Wilkinson encara Julian Wilson na sequência das quartas de final para definir os outros semifinalistas. O português Frederico Morais também já garantiu vaga.