Topo

Após pódio gringo, brasileiros dominam final do skate street no X Games

Paula Almeida<br/> Em São Paulo

26/04/2008 18h00

A decisão do BMX street do X Games Brasil neste sábado contou com apenas um brasileiro - Leandro Moreira - e teve um pódio totalmente gringo. Algumas horas depois, a final do skate street teve panorama totalmente inverso: nove atletas locais e apenas um estrangeiro, com os brasileiros garantindo as três medalhas.

Rodolfo Ramos, o Gugu, liderou a eliminatória de sexta-feira e esteve à frente no placar deste sábado por quase todo o período de disputa, mas foi ultrapassado na última bateria por Lucas Carvalho, o Xaparral, que ficou com a medalha de ouro.

Xaparral, de apenas 20 anos, profissionalizou-se no ano passado, quando despontou no circuito como promessa do skate street. O título conquistado neste sábado foi o mais importante de sua ainda curta carreira.

E não foi apenas a medalha de ouro que ficou com um jovem skater. Gugu, segundo colocado, e Paulo Correa, o Paulo Galera, em terceiro lugar, também são atletas novos, com 23 e 20 anos, respectivamente. Gugu, porém, já é antigo conhecido do circuito mundial, tendo despontado em 1999 como amador e conquistado, em 2002, o ouro do Latin X Games, no Rio de Janeiro.