Topo

Thiago Braz salta 5,75m e se classifica para final do salto com vara

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Tóquio

30/07/2021 23h36

Thiago Braz se classificou para a final do salto com vara nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Ficando na quinta posição, o atual campeão olímpico da modalidade conseguiu saltar 5,75m na classificação. Os 12 melhores da fase eliminatória se classificaram para a final, que acontece na próxima terça-feira (03).

O brasileiro não conseguiu saltar 5,50m em sua primeira tentativa, tendo perdido velocidade no fim da corrida. Ao saltar, não atingiu altura suficiente e acabou derrubando o sarrafo. Em seu segunda corrida para a marca, Braz passou com facilidade. Seu salto foi muito eficiente, passando muito longe do sarrafo após uma ótima corrida.

Em seu terceiro salto, Braz passou bem pelos 5,65m na primeira tentativa, subindo muito e passando mais alto que o objetivo. No quarto salto, de 5,75m, não conseguiu passar pelo sarrafo, após bater a perna e derrubá-lo. Na segunda tentativa, confirmou a marca com um ótimo salto.

"Passei para a final e estou feliz. Não foi fácil, tive um dia difícil. Quase tive câimbra, senti as duas panturrilhas. Tive que maneirar, não corri tanto, só tentei marcar mesmo. Não foi fácil, vamos para a final agora. Acredito que agora seja outra história. Quero bons saltos, boa participação e conseguir boas notas."

Braz é o atual campeão e recordista olímpico da modalidade, tendo saltado 6,03m na Rio-2016, diante do estádio Nilton Santos lotado. Na ocasião, ele não era favorito e superou o francês Renaud Lavillenie, que saltou 5,98m e não conseguiu repetir o feito do brasileiro.

Hoje, ele chega novamente como azarão, tendo como favorito o sueco Armand Duplantis, de apenas 21 anos, que é o atual recordista mundial. Ele saltou saltou 6,15m ao ar livre e 6,18m em ambiente fechado em 2020 e foi considerado o melhor esportista do atletismo do planeta pela federação internacional da categoria.

Augusto Dutra fica fora das finais

Outro brasileiro na disputa, Augusto Dutra conseguiu saltar 5,30m com sucesso em sua primeira tentativa. Obteve uma corrida segura e uma subida tranquila, passando longe do sarrafo.

Em seu segundo salto, de 5.50m, Augusto passou novamente com facilidade. Seu salto não foi com máxima eficiência, mas conseguiu ajustar o corpo ao passar pelo sarrafo. Em sua terceira tentativa, para 5,65m, Dutra não atingiu altura suficiente e caiu antes de passar pelo obstáculo. Na segunda tentativa, passou com facilidade.

Na primeira tentativa para 5,75m, o brasileiro não conseguiu obter sucesso, derrubando o sarrafo ao passar. Na terceira e última tentativa também não foi possível, ficando fora das finais.

"Foi muito boa [minha participação], melhor que 2016. Prova difícil. Muitos detalhes fazem diferença. Na última tentativa, fiquei por um detalhe da barra que poderia estar mais para frente. Enfim, acontece. Prova difícil, mas fiquei feliz", completou Dutra.