Topo

Mayra Aguiar perde para alemã e lutará repescagem pelo bronze no judô

Brasileira Mayra Aguiar, de azul, em ação contra alemã Anna-Maria Wagner nas Olimpíadas de Tóquio - Sergio Perez/Reuters
Brasileira Mayra Aguiar, de azul, em ação contra alemã Anna-Maria Wagner nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Sergio Perez/Reuters

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

29/07/2021 01h31

A judoca brasileira Mayra Aguiar está classificada para a repescagem do judô até 78 kg nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Após ser derrotada pela alemã Anna-Maria Wagner, atual campeã do mundo, nas quartas de final, ela deu adeus ao sonho do primeiro ouro. Contudo, a gaúcha de 29 anos ainda tem chances de ganhar a medalha de bronze da modalidade, a partir das 5h da manhã desta quinta-feira (29).

A brasileira começou a luta propondo o confronto a todo momento. A alemã não conseguia revidar os golpes de Mayra, que a todo momento tinha o controle segurando as mangas do judogui da adversária. Entretanto, a brasileira acabou recebendo uma advertência.

No golden score a alemã começou melhor, anulando os golpes de Mayra. As duas acabaram recebendo punição por falta de combatividade, sendo a segunda da brasileira, que ficou pendurada.

Com um wazari da alemã após os 3 minutos da etapa complementar, a luta foi decidida após muito tempo de igualdade.

A final da repescagem será disputada contra a russa Aleksandra Babintseva, de 28 anos, que acabou derrotada nas quartas de final para a japonesa Shori Hamada.

Cabe lembrar que Mayra foi a primeira atleta brasileira a conquistar duas medalhas olímpicas em disputas individuais; ela conseguiu o bronze nas edições de Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016.