Topo

Olhar Olímpico

Policial campeão do Pan é encontrado morto à beira de rodovia

06/07/2021 14h41Atualizada em 07/07/2021 15h09

Com Amanda Romanelli, colaboração para o UOL Esporte

O policial militar Leandro Prates, campeão dos 1.500m nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, foi encontrado morto nesta terça-feira (6) em uma ribanceira nas proximidades do quilômetro 75 da Rodovia Fernão Dias, em Mairiporã (SP). A Polícia Militar disse que "tudo indica" que ele tenha colidido o veículo e caído no precipício. Ele estava desaparecido desde ontem.

Prates, que era policial desde 2008, trabalhava na Escola de Educação Física da Polícia Militar em São Paulo, e viajava todo dia desde sua casa em Atibaia, no interior do Estado. Esse trajeto não foi completado ontem. Hoje, a moto dele foi encontrada na estrada, na região do túnel da Mata Fria, conhecida pelas curvas.

Horas depois, o corpo de Prates foi encontrado, no meio da mata. O corredor estava com sua arma e, de acordo com relato de amigos, não foram encontradas marcas de violência. Assim, eles refutam a hipótese de assassinato. O mais provável é que Prates tenha sofrido um acidente de moto.

Nascido em Vitória da Conquista (BA), Leandro tinha 39 anos. Começou a correr ainda adolescente, praticando provas de rua. Após pouco tempo de treinamento, mudou-se para São Paulo, onde assumiu o atletismo como carreira profissional.

Seu principal resultado como corredor de meio-fundo foi a medalha de ouro nos 1.500 metros nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Ele também foi bicampeão ibero-americano, em 2010 e 2012, e tricampeão nacional. Sua última temporada competitiva foi em 2019, pela ONG Sylvio de Magalhães Padilha, da qual ele era embaixador.

Em nota, a CBAt lamentou a morte do corredor e destacou que ele ocupava nos últimos tempos o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Atletas de Atletismo (ABAAT). Prates deixa esposa e um casal de filhos.