Topo

Henrique Rodrigues conquista índice e é 13° brasileiro com vaga no Mundial

Henrique Rodrigues conquistou índice para o Mundial na prova dos 200 m medley - Satiro Sodre/SSPress
Henrique Rodrigues conquistou índice para o Mundial na prova dos 200 m medley Imagem: Satiro Sodre/SSPress

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 12h56

Henrique Rodrigues se tornou na manhã desta sexta-feira o 13° brasileiro a garantir vaga para o Mundial de natação, que ocorrerá neste ano em Barcelona. Ele venceu uma das eliminatórias dos 200 m medley com o tempo de 1m58s93, bem abaixo do índice (1m59s99). Dessa maneira, ele se juntou a outros 12 que já se classificaram via Troféu Maria Lenk, cujo último dia será no próximo sábado.

A marca de Henrique é a sétima melhor do ano na prova. Thiago Pereira é outro que pode conquistar o índice nos 200 m medley. Ele nadou abaixo do tempo necessário nas eliminatórias desta manhã, mas ainda pode alcançar a marca nas finais, que ocorrem nesta noite.

“É um tempo abaixo do que eu esperava. Fechei a prova bem. Começou o trabalho para 2016, estou focado e com vontade de nadar”, declarou Henrique, via assessoria.

Outra prova que deve garantir mais dois brasileiros no Mundial ainda nesta sexta é a de 50 m borboleta (não-olímpica). Cesar Cielo (23s63) e Nicholas Santos (23s26) conquistaram o índice, mas ainda podem ser ultrapassados na final, já que mais atletas são candidatos a superar o tempo necessário.

“Deu para dar uma relaxada no final. Não treinei muito essa prova neste ano e não sabia oque esperar. Agora é evoluir bastante nos próximos três meses até o Mundial”, disse Cielo.

Até o momento, já estão classificados para o Mundial: Graciele Hermann e Alessandra Marchioro (50 m livre), Etiene Medeiros (100 m costas), Joanna Maranhão (400 m medley), Cielo e Marcelo Chierighini (50 m livre), Nicolas Oliveira (200 m livre), Daniel Orzechowski (50 m costas), João Gomes Junior e Felipe Lima (100 m peito), Henrique Rodrigues (200 m medley), Thiago Pereira (400 m medley) e Leonardo de deus (200 m borboleta).