Topo

Lochte bate recorde e brasileira naturalizada espanhola é bronze no Mundial de natação

Lochte celebra seu quarto ouro no Mundial de natação; americano é estrela na Turquia - Bulent Kilic/AFP
Lochte celebra seu quarto ouro no Mundial de natação; americano é estrela na Turquia Imagem: Bulent Kilic/AFP

Das agências internacionais*

Em Istambul (Turquia)

14/12/2012 17h07

Grande estrela do Mundial de natação em piscina curta, o norte-americano Ryan Lochte ganhou mais uma medalha de ouro e, desta vez, quebrou um recorde mundial. Com 1min49s63, ele bateu a própria marca nos 200 m medley e fez história em Istambul, na Turquia, onde acontece a competição.

Esta é a quarta medalha de ouro do nadador, uma das poucas grandes estrelas do esporte que decidiu disputar a competição. Antes do feito desta sexta, ele já havia subido no lugar mais alto do pódio no 4x200 m livre, no 4x100 m livre e nos 200 m medley.

Até então, a melhor marca dos 200 m medley em piscina curta era 1min50s08, estabelecida pelo próprio Lochte em Dubai, em 2010, no Mundial de piscina curta daquele ano.

ALGOZ DE CIELO É SUPERADO NA TURQUIA

  • Murad Sezer/Reuters

    Florent Manaudou, que desbancou o brasileiro Cesar Cielo para ficar com a medalha de ouro a prova dos 50 m livre nas Olimpíadas de Londres, não voltou ao lugar mais alto do pódio nesta sexta-feira, no Mundial de Istambul. Na prova da mesma distância, mas disputada em piscina curta, o francês cravou 20s88 para ficar com a medalha de prata. O russo Vladimir Morozov, com 20s55, levou o ouro, e o americano Anthony Ervin, com 20s99, completou o pódio.

Brasileira naturalizada é bronze

A brasileira Duane da Costa, que naturalizou-se e hoje compete pela Espanha, ganhou nesta sexta-feira uma medalha de bronze no Mundial de natação em piscina curta. A atleta de 24 anos ficou em terceiro nos 200 m costas, prova vencida por Daryna Zevina.

Duane nasceu em Brasília, mas mudou-se ainda pequena para Málaga, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira. O bronze em Istambul, cidade turca onde acontece o Mundial, é a maior conquista de sua carreira.

Até hoje, seus melhores resultados haviam sido medalhas de bronze no Europeu de natação e uma medalha de ouro, em 2010, no Europeu de natação em piscina curta, sempre nos 200 m costas, sua especialidade.

Seu pódio também é um feito para a Espanha, que com isso chega à sua primeira medalha na competição. O único brasileiro que se destacou até o momento no Mundial na Turquia foi Guilherme Guido, que na última quinta conquistou o bronze nos 100 m costas. 

* Atualizada às 19h39