Topo

MMA


Para Dana, 'grande público' não está pronto para lutas sangrentas como a de Shogun

Brasileiro Maurício Shogun sangra na luta perdida para Dan Henderson no UFC 139 - Jeff Chiu/AP
Brasileiro Maurício Shogun sangra na luta perdida para Dan Henderson no UFC 139 Imagem: Jeff Chiu/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/11/2011 12h00

Apesar de já se colocar na lista das melhores lutas da história do UFC, o combate em que Dan Henderson bateu Maurício Shogun no UFC 139 não seria um bom material para a estreia em TV aberta - que aconteceu nos EUA com o título do brasileiro Júnior Cigano. Esta é a opinião do presidente do Ultimate, Dana White, que analisa que o grande público ainda não está pronto para um combate tão sangrento como o em questão.

“É claro que você quer uma luta como essa em um evento de TV, imagine a audiência que daria. Mas não seria a programação ideal para nossa primeira transmissão na TV aberta”, afirmou ele, se referindo à brutalidade do combate, que desde o início teve o brasileiro sangrando muito. Shogun perdeu o combate por pontos, e terminou com o rosto desfigurado.

“Foi uma luta longa demais, e muito sangrenta. As pessoas ainda estão se educando para entender este meio”, explicou o dirigente, sem tirar a importância e a qualidade do que se viu no octógono. 

Por outro lado, no UFC on FOX Júnior Cigano nocauteou de forma fulminante Velásquez. O combate não teve sangue, mas muitos jornalistas questionaram Dana, na medida que a estreia na TV foi com um duelo que durou só 64 segundos.

“Como eu disse antes, se eu pudesse voltar no tempo, repetiria exatamente a noite do UFC on FOX como ocorreu”, afirmou Dana.

O presidente do UFC chegou a dizer que Shogun merecia o empate pela sua recuperação a partir do fim do terceiro assalto, nos últimos dois. Dana enalteceu o brasileiro, defendeu sua forma física e ainda comemorou o fato de a luta ter ocorrido já na nova regra, em que toda luta principal de eventos do UFC tem duração de cinco rounds.

“Se o combate acabasse no terceiro round, com certeza ficaríamos  com uma imagem completamente diferente do Shogun”, completou o chefão.