PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Grávida de oito meses ganha medalha de ouro em competição de taekwondo

Animat Idress exibindo sua técnica de Poomsae, modalidade sem combate - Reprodução/Twitter/@nsf_edo
Animat Idress exibindo sua técnica de Poomsae, modalidade sem combate Imagem: Reprodução/Twitter/@nsf_edo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/04/2021 11h53

Uma nigeriana grávida de oito meses conquistou uma medalha de ouro do Festival Nacional de Esportes da Nigéria, na segunda-feira (5), praticando Taekwondo. A conquista de Animat Idress, 26, na modalidade Poomsae — sem combate físico — surpreendeu os organizadores do evento que a consideraram "inspiradora".

"Decidi tentar [competir] depois de treinar algumas vezes... É uma sensação muito boa", disse Idress para a CNN Internacional. "Antes de engravidar, sempre gostei de treinar, por isso não parecia diferente com a gravidez", acrescentou.

Idress consagrou-se campeã de Poomsae na categoria de duplas mistas, fazendo os movimentos com um homem. Apenas entre mulheres, a futura mamãe também se saiu bem e garantiu a medalha de prata.

Todavia houve quem não achasse a participação da grávida na competição inspiradora e críticas foram dirigidas aos organizadores do evento por aceitarem a inscrição dela. Por conta disso, o presidente do comitê organizador do evento, Philip Shaibu, emitiu um comunicado para esclarecer que Idress foi liberada para participar dos jogos após apresentar uma autorização médica.

Idress atribuiu as críticas à falta de conhecimento das pessoas sobre as diferentes modalidades de Taekwondo.

"O Taekwondo tem dois ramos: o esporte de combate e o Poomsae, que é uma forma de exercício apenas exibindo as técnicas de mão e perna no Taekwondo. Eu participei do evento Poomsae ", disse Idress. "Achei que não havia muito risco associado a isso, então decidi tentar", afirmou.

Esporte