Topo

Piloto de motocross que teve braço amputado em 2020 morre em novo acidente

Alberto "Wey" Zapata competia sem o braço esquerdo - Reprodução/Youtube
Alberto 'Wey' Zapata competia sem o braço esquerdo Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/04/2021 17h03Atualizada em 14/04/2021 15h44

O piloto de motocross Alberto "Wey" Zapata, de 23 anos, morreu no último final de semana durante uma corrida do MX Córdoba em San Agustín, na Argentina, depois de cair da moto e ser atropelado por outros dois competidores.

Imagens mostram o momento em que o argentino sofreu a sucessão de acidentes. Zapata chegou a ser socorrido e levado ao hospital com vida, mas não resistiu.

Confira abaixo o vídeo do acidente fatal de Alberto "Wey" Zapata. ATENÇÃO: ALERTA DE IMAGENS FORTES.

Wey, como o atleta era conhecido no meio do motocross, ganhou mais atenção nas pistas de corrida depois que sofreu um acidente de carro em 15 de novembro do ano passado.

Na ocasião, o jovem perdeu o controle de seu veículo e capotou, mas apesar de ter saído com vida, ele teve que se submeter a uma cirurgia de amputação do braço esquerdo, sem deixar que sua nova condição acabasse com sua carreira.

Desde fevereiro desse ano, quando voltou a competir, Zapata era aplaudido por sua história de superação. Em março, o atleta inclusive chegou a subir no pódio de uma das etapas, segundo o Clarín.

No último mês de dezembro, ao fazer um balanço sobre 2020 em suas redes, o piloto lembrou o acidente.

"Dou graças a Deus por ter terminado com vida e com toda a vontade de que 2021 seja abençoado com alegrias, sucessos, saúde e boas energias. Agradeço a todas as pessoas que me apoiam incansavelmente. Não tenho palavras para agradecer. Saúde e bom início de ano!", publicou o rapaz na véspera do réveillon.

"As chances de eu andar de moto novamente para médicos, psicólogos e psiquiatras eram praticamente nulas. Mas me concentrei na recuperação para melhorar meu equilíbrio no dia a dia e coloquei muita ênfase nisso. Os cinesiologistas me disseram para não focar tanto nisso, mas pensei em como ia lidar com a motocicleta", disse Zapata, otimista.

Após sua morte, o piloto recebeu uma homenagem do prefeito de sua cidade natal, San Juan: "Descanse em paz, guerreiro! Nos lembraremos de você como um grande atleta e um grande lutador", lamentou Sérgio Uñac em um post no Twitter.