Topo

São Paulo terá disputa por titulo mundial feminino de boxe

Da Redação <br/> Em São Paulo

13/11/2006 16h51

A cidade de São Paulo receberá na próxima semana a disputa do título mundial da WIBA (Women International Boxing Association), no ginásio da Cia Athletica do Brooklin, no dia 25. A sérvia naturalizada brasileira Duda Yankovich enfrentará a colombiana Darys Pardo.

A disputa do título mundial, que está vago, será realizada em uma luta de dez rounds de 2 minutos por 1 minuto de descanso. A WIBA foi fundada em julho de 2000 pelo norte-americano Ryan Wisson, e tem entre as várias campeãs a pugilista Laila Ali.

A filha de Muhammad Ali é campeã na categoria supermédio (limite 76,200kg) e no sábado derrotou por nocaute no quarto assalto a compatriota Shelley Burton, em Nova York.

Treinada há dois anos pelo ex-campeão mundial Miguel de Oliveira, Duda, a Camaleoa, teve de fazer uma adequação na sua preparação. Com seis vitórias (cinco nocautes) na carreira profissional, ela tentará manter a invencibilidade na decisão do título.

Já Darys Pardo Cotera, chamada de a Leoparda, 30, tem 23 combates na carreira, com 17 vitórias (13 nocautes), três empates e três derrotas.

"Estou ansiosa para lutar porque já estava pronta no início do mês", comenta Duda, 30. "Estou treinando bastante e o importante é manter a concentração para a decisão."

Duda é ex-lutadora de kickboxing e de caratê, esportes que praticava ainda na extinta Iugoslávia. No Brasil, conquistou o tricampeonato amador de boxe, antes de se profissionaliza e conquista o Brasileiro de superleve.