Topo

De romance a revolução na carreira: programa de Xuxa mudou a vida de Jade

Jade Barbosa dança com o parceiro Lucas Teodoro no programa Dancing Brasil, da TV Record - Blad Meneghel/ Divulgação TV Record
Jade Barbosa dança com o parceiro Lucas Teodoro no programa Dancing Brasil, da TV Record Imagem: Blad Meneghel/ Divulgação TV Record

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

30/06/2017 04h00

Jade Barbosa ainda não acredita que sua participação no Dancing Brasil acabou. Até hoje a ginasta se flagra pensando em tudo o que aconteceu na competição em que ela foi vice-campeã na última segunda-feira. Mas tem uma certeza: sua vida não será a mesma. Ela passou por uma revolução que tem direito a um romance com o coreógrafo Lucas Teodoro e reflexões que com certeza vão influenciar na sua carreira como ginasta.

Jade viu o convite para o programa apresentado por Xuxa, na Record, como a realização de um sonho. Ela assistia com frequência às edições americanas do reality show que sempre contava com ginastas no elenco e se perguntava se um dia teria essa chance. Foi até melhor do que ela imaginava.

Jade acredita que o Dancing serviu quase como uma terapia, a fez revisitar o passado e fazer um encontro com ela mesma. Até mudou sua visão sobre a ginástica depois de tantos anos de profissão em uma carreira bem-sucedida com duas Olimpíadas no currículo.

“Fiquei muito feliz de ter aprendido tanto ao longo do processo. Estou levando as coisas de uma maneira mais leve, tinha muitos anos que eu não conseguia me divertir, estava sempre muito focada na Olimpíada. Comecei a refletir e a pensar porque eu fazia ginástica, porque eu me divertia, porque eu comecei. Foi um reencontro. Quando dancei valsa, lembrei que eu não tinha dançado valsa nos meus 15 anos porque estava competindo, pude rever a minha medalha do Pan de 2007, que está completando dez anos, quando fiz uma apresentação. O Dancing mexeu com todo mundo ali, o reality tem esse poder. Você fica tão exposto que pode descobrir coisas que nem mesmo você sabia”, contou ao UOL Esporte.

Jade Barbosa dança com o parceiro Lucas Teodoro no programa Dancing Brasil, da TV Record - Blad Meneghel/ Divulgação TV Record - Blad Meneghel/ Divulgação TV Record
Imagem: Blad Meneghel/ Divulgação TV Record

Durante o processo, a ginasta encontrou muitas dificuldades. Apesar de ter um ótimo condicionamento físico e flexibilidade por ser uma atleta de alto rendimento, ela sofreu. Jade relata que trabalhou músculos que ela nem sabia que existiam. Os resultados foram muitos roxos pelo corpo, dor e teve até um edema na costela.

Jade também sofreu por não ter nenhuma intimidade com a dança. Em toda a sua vida, sempre competiu com frieza, sem demonstrar qualquer emoção. Na dança, entendeu que deveria fazer o contrário. Ela precisava colocar o sentimento para fora e mostrar toda a sua sensibilidade para o público.

O aprendizado foi tão grande que ela pretende usar os elementos da dança nas suas apresentações de solo e já até bolou uma estratégia. Está conversando com o parceiro e coreógrafo Lucas Teodoro para, quem sabe, planejarem sua próxima coreografia para o aparelho.

"A ginástica cada vez mais tem um lado artístico e a gente peca por nunca ter feito. Agora, principalmente no solo, a parte artística vai valer ponto. Fico muito feliz de saber que sou capaz, de saber que posso fazer mais. Vou ver o que consigo implementar na ginástica".

Para participar do Dancing, Jade teve que fazer um grande sacrifício e entrou em uma rotina pesada. Ela passava seis horas do dia treinando ginástica artística e depois mais cinco horas ensaiando para o programa. No total, eram 11 horas de esforço físico intenso e diário. As terças-feiras eram os dias mais puxados. Ela chegava em casa às 3h e às 7h30 do dia seguinte já estava no ginásio. Ainda, assim, só foi possível conciliar porque o calendário pós-olímpico é tranquilo e ela só tem competições no segundo semestre.

Todo o esforço deu resultado. A química foi perfeita com o parceiro Lucas Teodoro e conquistou o público. Eles tiveram uma grande torcida nas redes sociais e na plateia para ganhar o programa e até engataram um romance. Era tanto encontro, ensaio, entrega e proximidade que tudo acabou acontecendo de uma forma natural.

“Não tenho muito o que falar sobre isso. O projeto foi tão incrível, tão intenso de rotina que as coisas aconteceram de repente. Não sei explicar muito. Eu não fazia ideia de como essa conexão mudaria tudo”, conta ela.

Lucas Teodoro também demonstra um grande carinho por Jade. “Ela entrou na minha vida e eu não imaginava como iríamos ficar próximos. Fico muito feliz, a gente saía dos ensaios e se encontrava para estudar estilo, combinava de fazer alguma coisa quando não tinha treino, uma amizade que parecia que a gente se conhecia há anos. Também estava morando no Rio sem amigos e não conhecia ninguém, isso nos aproximou. É uma união que vou levar para a vida toda”, conta Teo.

Os dois fazem planos de se encontrarem em breve, mas evitam falar sobre o futuro. Quando o assunto é namoro, ele desconversa: “Deixa essa pergunta com ela”, brinca. Preferem esperar para ver como as coisas vão se desenrolar.