Topo

Torcedores detonam nova tecnologia do VAR na Copa do Mundo

Árbitro Anthony Taylor invalida pênalti a favor da Croácia contra a Bélgica, após checar o VAR - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Árbitro Anthony Taylor invalida pênalti a favor da Croácia contra a Bélgica, após checar o VAR Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

01/12/2022 13h53

Classificação e Jogos

Aos 17 minutos do primeiro tempo da partida entre Bélgica e Croácia, o VAR anulou pênalti cometido pelo belga Carrasco em cima do croata Kramaric, por impedimento do zagueiro Lovren na origem da jogada.

O lance chamou atenção de vários torcedores, que criticaram a decisão da arbitragem nas redes sociais. Muitos internautas não entenderam a posição do defensor como vantajosa na disputa.

Para esta edição da Copa do Mundo, a Fifa desenvolveu um processo de inteligência artificial para a nova tecnologia semi-automatizada de impedimento.

O sistema foi testado no Mundial de Clubes da Fifa, em fevereiro, quando ainda não se tinha total conhecimento da mudança que estava por vir. Contudo, a nova tecnologia tem sido criticada por torcedores nas redes sociais.

"Eu sou a favor da regra de impedimento mudar. Tem que ser marcado apenas se o jogador estiver com o corpo inteiro na frente, é impossível alguém levar vantagem num lance como esse, milímetros na frente", escreveu um torcedor, no Twitter.

Na Central do Apito, da TV Globo, o comentarista Salvio Spinola explicou na transmissão da TV Globo o motivo da ida do árbitro Anthony Taylor à cabine do VAR para fazer a revisão da jogada.

"Impedimento do Lovren, com o ombro à frente. Por que ele foi ao monitor? Porque o Lovren não toca na bola, ele teve de ir lá interpretar se isso interfere na jogada. E interfere, está muito próximo. A tecnologia mostrou o ombro do Lovren adiantado", afirmou Salvio.

Qual a grande surpresa positiva da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 1448 votos
6,98%
REUTERS/Marko Djurica
8,91%
Alberto PIZZOLI / AFP
1,31%
Francois Nel/Getty Images
1,86%
David S Bustamante/Soccrates/Getty Images
2,14%
Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images
36,12%
Buda Mendes/Getty Images
6,22%
Ryan Pierse/Getty Images
4,70%
Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images
31,77%
Dylan Martinez/Reuters