Topo

Adversário do Botafogo, Coritiba é o time com mais finalizações certas, mas já sofreu dez gols no Brasileirão

28/05/2022 11h00


O Botafogo vive um bom momento na temporada e tenta se firmar no pelotão de frente do Brasileirão. No domingo, a equipe mede forças com o Coritiba, às 16h, no Couto Pereira, e pode voltar ao G4 da competição em caso de vitória. Por outro lado, o time paranaense está há doze jogos invicto sob seus domínios e tem um dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro na atualidade.

+ Botafogo ultrapassa Fluminense: saiba os clubes do Brasil com mais sócios-torcedores

Na temporada, o Coxa tem tido boas atuações e ainda não perdeu no Alto da Glória. Até o momento, foram nove triunfos e três empates como mandante. O último revés como mandante ocorreu no dia 21 de novembro de 2021. No Brasileirão, por sua vez, os paranaenses tem 100% de aproveitamento (vitórias contra Goiás, Fluminense e América-MG).

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro
?

O setor mais forte dos comandados de Gustavo Morínigo é o ofensivo, com um trio de ataque que tem dado conta do recado e agradado a torcida (Igor Paixão, Alef Manga e Léo Gamalho). De acordo com dados do portal "Footstats", o Coritiba é a equipe com mais finalizações certas na competição (45, no total, empatado com o Atlético-MG).

Para compreender o momento da equipe paranaense, o Lance! conversou com o jornalista Daniel Piva, do portal "Banda B", de Curitiba. Além das finalizações, o time é forte nos lançamentos certos, com 118, atrás apenas do Goiás. Nos dribles, o Coxa fica em quarto, com 45 acertos. Destaque para o atacante Igor Paixão, que é forte nos duelos individuais.

- A principal característica acaba sendo a capacidade de se adaptar ao que o jogo exige, com os três atacantes jogando próximos e criando boas oportunidades. Vale destacar que o time estará bastante desfalcado, com o principal deles sendo o volante Andrey, que machucou o joelho - disse e emendou:

+ Luís Castro promove testes e prega espírito vencedor enquanto aguarda reforços no Botafogo

- O principal jogador do Coritiba na temporada é o atacante Igor Paixão, que já marcou nove gols e concedeu oito assistências na temporada. É um atacante de velocidade, bom no um contra um e com capacidade de definição das jogadas - completou.

Por outro lado, o time tem a segunda pior defesa do campeonato, com 10 gols sofridos, ao lado de Goiás e Avaí. Com isso, o Coxa é o que tem menos rebatidas corretas, com 135, e o que menos fez faltas na competição, até o momento, com apenas 76.

- Desde o início do Campeonato Brasileiro, o Coritiba tem sofrido muitos gols. A transição defensiva não tem sido eficiente e vem sofrendo contra-ataques de velocidade. Para piorar, para o jogo de domingo, o Coritiba estará desfalcado, já que não conta com os zagueiros Henrique e Luciano Castan, suspensos, e com o volante Andrey, lesionado - explicou.

+ Chay fala sobre bom momento do Botafogo no ano e elogia Luís Castro: 'A seriedade está em primeiro lugar'

Para a partida deste domingo, Gustavo Morínigo não terá à disposição jogadores importantes. Entre eles, os zagueiros Henrique e Luciano Castán, o atacante Alef Manga, e o próprio treinador, que está suspenso. O volante Andrey, que está lesionado, completa a lista de desfalques.

O paraguaio assumiu o Coritiba em janeiro de 2021 e fez uma campanha consistente na Série B, ficando com a terceira colocação. Nesta temporada, os paranaenses ergueram a taça do Estadual e estão na parte de cima da classificação (oitava posição, no momento). Daniel Piva teceu elogios ao esquema do paraguaio, mas ponderou a falta de rotatividade do elenco.

+ Botafogo busca acordo para repassar à SAF uso do Estádio Nilton Santos

- Como ponto positivo o esquema de jogo bem definido e a capacidade de alterar os cenários durante as partidas. Já negativo o fato de rodar pouco o elenco, especialmente para recém contratados e pratas da casa - finalizou.