PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Antes de Tandara, outros sete atletas brasileiros foram suspensos das Olimpíadas de Tóquio por doping

06/08/2021 01h42


Veio à público nesta quinta-feira a informação que Tandara, da seleção feminina de vôlei teria, supostamente, violado um exame antidoping realizado em julho, antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A brasileira foi retirada do torneio e não enfrenta a Coreia do Sul, na semifinal desta sexta-feira. Antes da oposta, outros sete atletas do Brasil foram retirados das Olimpíadas pelo mesmo motivo e portal 'Uol' relembrou os casos.

+ COB explica que equipe de vôlei só pode ser punida caso mais de uma atleta falhe no exame antidoping

O principal nome brasileiro que foi impossibilitado de estar na Olimpíada de Tóquio foi o de Rafaela Silva. Ouro em 2016, a judoca falhou no exame antidoping realizado no Pan-Americano de Lima e pegou gancho de dois anos de suspensão. Outra esperança de medalha que não participou dos Jogos foi Fernando Saraiva, do levantamento de peso. O atleta foi suspenso por testar positivo para o hormônio do crescimento.

+ Isaquias Queiroz avança direto às semifinais do C1 1000m nas Olimpíadas

Em janeiro, Flávia Figueiredo, do boxe, foi flagrada com ostarina presente no sangue, uma substância que promove o ganho de massa muscular. Já na natação, quem ficou de fora foi André Culvelo, que testou positivo para um anabolizante injetável, e foi suspenso por quatro anos. Wagner Domingos, do lançamento de martelo, falhou no exame antidoping com a substância Anastrozol, e está suspenso provisoriamente.

+ Jacky Godmann é eliminado nas quartas de final do C1 1000m em Tóquio

Outras duas atletas brasileiras completam a lista: Fernanda Borges, do lançamento de disco, e Natasha Rosa, do levantamento de peso. Contudo, ambas foram julgadas antes dos Jogos Olímpicos, receberam punições leves e puderam participar da competição. Tandara retorna ao Brasil já nesta sexta-feira para preparar a defesa e realizar uma contraprova do exame feito no dia 7 de julho, em Saquarema.

Futebol