Topo

Estados Unidos usa quadro de medalhas diferente e coloca país em primeiro no ranking

29/07/2021 19h59


Após mais um dia na Olimpíada de Tóquio, a China lidera o quadro de medalhas, seguida do Japão e, em terceiro lugar, os Estados Unidos. Para os veículos de comunicação americanos, contudo, os EUA lideram os Jogos Olímpicos. Isso porque jornais e emissoras locais estão utilizando um ranking próprio, organizando as delegações pelo número total de medalhas e não pelo número de medalhas de ouro, como faz o Comitê Olímpico Internacional.

> Confira a tabela do futebol na Olimpíada de Tóquio e simule os resultados!

Jornais como o NY Times e emissoras que transmitem a Olimpíada de Tóquio nos EUA, como a NBC, adotam o quadro diferente desde os Jogos de Pequim, em 1008, quando a China liderou pelos critérios do COI, em número de medalhas de ouro, mas os Estados Unidos tiveram mais pódios.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Na web, internautas brincaram com o quadro de medalhas usado pelos americanos, criando seus próprios critérios para colocar seu país no topo do ranking. Um torcedor australiano, por exemplo usou o número de medalhas dividido pela população do país. Outros apenas criticaram a adoção do ranking não oficial pelos veículos.

+ Conheça o novo app do LANCE! e fique por dentro dos resultados e notícias!

Pelo ranking americano, o Brasil subiria da 17ª colocação geral para a 13ª posição. A maioria dos veículos de comunicação brasileiros utilizam o ranking oficial como contabilizado pelo COI, que organiza as delegações pelo número de medalhas de ouro.