Topo

Presidente do Supremo, Fux recebe homenagem no Jiu-Jitsu: 'Magia'

23/06/2021 15h07


Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e o Grande Mestre Osvaldo Alves foram homenageados com faixas simbólicas em referência ao Mestre Conde Koma - responsável por trazer o Jiu-Jitsu para o Brasil - no Rio de Janeiro, no último fim de semana. A cerimônia teve como um dos organizadores o professor Fernandes Simplício - que homenageou outras personalidades da arte suave.

Em entrevista exclusiva à TATAME, Fux comentou sobre a honraria recebida pelos serviços prestados ao Jiu-Jitsu em quase 50 anos. O presidente do Supremo revelou ainda a importância do Jiu-Jitsu em sua vida.

- É um momento de muita felicidade que eu me orgulho do meu passado. Aos 21 anos conheci o Jiu-Jitsu e agora, aos 68 anos, continuo praticando e o Jiu-Jitsu não é só uma lição de vida, de ética... O Jiu-Jitsu é uma magia que nos permite construir uma família, de ter valores da ética e disciplina. Eu me sinto tão honrado em ser presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto portar esse grau (faixa-coral) do Jiu-Jitsu na minha cintura - disse o presidente do STF, que seguiu comentando do impacto da arte marcial na sua profissão:

- O Jiu-Jitsu é fundamental, porque ele tem o que se denomina de autoestima. Acima de tudo, concede ao cidadão a coragem necessária para enfrentar os desafios da vida. O Jiu-Jitsu é uma arte marcial, uma filosofia de vida. Ele nos ensina como tratar do nosso corpo, nossa alimentação, educação dos filhos e permitir a independência de qualquer profissão, principalmente a minha como magistrado. Sabemos que os juízes quando decidem, nem sempre agradam a todos, mas é essa independência que o Jiu-Jitsu traz e o que nos dá o conforto de fazer aquilo que a nossa consciência determinou - concluiu.