Topo

Campeonato Play FC usa o futebol como forma de educação para jovens

18/09/2019 11h14

A paixão do publicitário Rafael Barajas por esportes, especialmente futebol, se transformou em propósito de vida. Há três anos, ele concilia as atividades de sua agência de publicidade com seu projeto pessoal: o Play FC, organizadora de um dos maiores campeonatos de futebol escolar amador do país.

A plataforma criada por Barajas em 2016 atua como ferramenta de educação e transformação de meninos e meninas com idades entre 7 e 17 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de São Paulo.

Neste ano, mais de 4 mil crianças e adolescentes de 120 escolas disputam a competição, que conta com mais de 400 técnicos profissionais. Antes, durante e depois das partidas, os atletas amadores aprendem sobre as oito regras fundamentais que devem ser respeitadas e que norteiam o projeto: lealdade, honestidade, foco, disciplina, persistência, superação, respeito e educação.

Os ensinamentos são colocados em prática à risca em momentos clássicos de uma boa partida de futebol entre amigos - aprendendo a ganhar e a perder, tendo responsabilidade e comprometimento na hora do jogo, trabalhando em equipe e o mais importante - com muita alegria e diversão.

- A questão da responsabilidade, por exemplo, é muito importante. A criança não pode chegar atrasada no jogo. Se ela chegar atrasada ela não joga. As pessoas ficam com dó e acham a atitude muito dura, mas quando ele for adulto, se chegar atrasado no aeroporto ele vai perder o voo - explica Barajas.

O Play FC não fica somente na parte de campeonatos. A plataforma também organiza uma série de atividades fora de campo para conscientizar as crianças de que os valores do esporte são os mesmos da vida.

Um exemplo é a doação de chuteiras, organizada pelo campeonato em parceria com as escolas particulares, para que as crianças de escolas públicas tenham acesso aos calçados corretos para a prática da atividade.

- É gratificante ver o empenho e alegria dessas crianças proporcionada pelo futebol - conclui Rafael.

Saúde também é levada em conta

Outra iniciativa promovida pelo campeonato é a campanha 'O Futebol é maior que o câncer', com vídeos de personalidades do esporte, moda e lifestyle, falando sobre a importância das causas e segurando bolas de diversas cores, que simbolizam a cor dos meses que discutem a prevenção de cada tipo de câncer.

outubro rosa/ mama

novembro azul/ próstata

dezembro laranja/ pele

janeiro amarelo/ infantil

- As ações educacionais e sociais criadas pelo Play FC são fundamentais para que junto com o futebol possamos demostrar e comprovar a importância dos valores do esporte para a vida - explica Barajas.

As bolas podem ser compradas no site do Play FC e parte da renda será revertida para a Oncoguia, instituição que desenvolve projetos e ações direcionadas a pacientes com câncer.