Topo

Palmeiras goleia o Vitória no Allianz Parque e é campeão brasileiro sub-20

25/10/2018 21h08

Diante de quase 24 mil pessoas, o Palmeiras conquistou nesta quinta-feira o título do Campeonato Brasileiro sub-20, no Allianz Parque. Depois de golear em Salvador (BA) por 4 a 1, o Verdão goleou o Vitória também no Allianz Parque, por 5 a 2, e garantiu sua principal - e até então inédita - taça na categoria.

Em vez de mandar o jogo no CT em Guarulhos (SP), a diretoria palmeirense abriu a arena para o público, que precisava dar 1kg de alimento não perecível em troca do ingresso. A contagem oficial é de que 23.776 pessoas estavam presentes para assistir ao jogo no anel interior da arena - a parte superior ficou destinada apenas aos visitantes, que estiveram em pequeno número.

Foi uma partida divertida, em que o Palmeiras precisou virar o placar, pois o Rubro-Negro saiu na frente com Edson Júnior, de cabeça. Yan, vice-artilheiro do torneio com oito gols e capitão alviverde, empatou e Luan Cândido, no rebote de um pênalti desperdiçado por ele mesmo, deixou o Verdão em vantagem ainda antes do intervalo.

O Vitória até empatou logo no primeiro minuto do segundo tempo, em cobrança de pênalti de Caíque, mas as trocas de Wesley Carvalho resolveram o jogo. Primeiro, o técnico colocou o lateral-esquerdo Lucas Esteves para adiantar Luan Cândido na ponta. Logo no primeiro lance assim, o camisa 6 invadiu a área para completar o cruzamento de Matheus Rocha e fazer o 3 a 2.

Papagaio, figura recorrente nos treinos do profissional e poupado, entrou no segundo tempo na vaga de Aníbal. Pois o camisa 9 fez seu 12º na competição em que terminou como o artilheiro. Luan Cândido, nos acréscimos, completou a festa com o quinto gol.

Gabriel Menino e Alan Guimarães foram outros bons destaques do Verdão, que conquistou o Brasileiro sub-20 com o seguinte time: Anderson; Matheus Rocha, Vitão, Iago e Luan Cândido; Matheus Néris (Patrick de Lucca), Gabriel Menino (Marcus Meloni) e Alanzinho (Patrick de Paula); Vitinho (Lucas Esteves), Yan (Aírton) e Aníbal (Papagaio).

O título confirma o melhor ano do Palmeiras na base. Agora são 18 taças conquistadas em 2018, batendo o recorde de 2017 (16). O Brasileiro existe desde 2015 no atual formato e é a maior façanha, junto do título do Mundial de Clubes sub-17, do departamento amador desde que houve sua recente reformulação.

O Verdão agora disputará contra o São Paulo a Supercopa do Brasil sub-20, pois o time do Morumbi conquistou a Copa do Brasil da categoria. Quem vencer o confronto ficará com a vaga do Brasil na Copa Libertadores sub-20, em 2019.