PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Presidente da FPF garante VAR nos mata-matas do Paulistão 2019

30/08/2018 19h12

Reeleito presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos afirmou que o Campeonato Paulista terá a inclusão do VAR (árbitro-auxiliar de vídeo) pelo menos a partir das quartas de final. Em entrevista realizada na sede da entidade, após a Assembleia Geral Ordinária, o dirigente revelou que o acordo com a empresa que fornecerá o serviço, a mesma da Copa do Mundo, já está bem encaminhado.

Segundo o próprio mandatário, reeleito nesta quinta-feira, os valores que serão gastos para a utilização do VAR será pago integralmente pela federação. Atualmente, o recurso é utilizado na Copa do Brasil, mas as despesas são quitadas pela CBF.

- Estamos bem encaminhados com a empresa que fez a Copa do Mundo. Já solicitamos à CBF que encaminhe as nossas pretensões à Fifa. Eles são exigentes, o protocolo tem que ser cumprido com rigor, não há 'quebra galho'. E nós estamos dispostos a fazer e bancar essa despesa - admitiu Bastos, que completou - Em 2019, com certeza quartas de final, semifinal e final. Durante o campeonato não.

Para implantar o recurso, a FPF não planeja contar com a ajuda financeira dos clubes que participam da liga. Sendo assim, será responsabilidade da entidade arcar com todas as despesas referentes ao VAR. Para isso, a entidade já planejou o orçamento de 2019

.

- Em 2019 vamos fazer com certeza nas quartas, semi e final. Conseguimos valores que cabem em nosso orçamento, e ele foi planejado com essa despesa.

Cabe ressaltar que no Campeonato Paulista deste ano, uma grande polêmica envolveu a arbitragem na final entre Corinthians e Palmeiras. O motivo foi um pênalti de Ralf (Corinthians) em Dudu (Palmeiras), marcado pelo árbitro, que depois voltou atrás. A atuação gerou reclamação de interferência externa na decisão por parte dos palmeirenses, que romperam com a federação após o ocorrido. Inclusive, o clube não enviou um representante para a eleição desta quinta-feira.

Questionado se a utilização do VAR ajudaria a retomar a relação com o clube alviverde, Carneiro desviou o assunto e apenas mostrou-se otimista com a introdução do recurso.

- Acho que isso é bom para o futebol, para a competição e valoriza o campeonato. É importante ter. E vai agradar a todos que estiverem participando da competição naquele momento - concluiu.

Esporte