Topo

Médico do Flu diz que chance de cirurgia no joelho de Pedro é pequena

Pedro deve escapar de intervenção cirúrgica - Mailson Santana/Fluminense
Pedro deve escapar de intervenção cirúrgica Imagem: Mailson Santana/Fluminense

28/08/2018 15h22

Pedro assustou a todos na partida contra o Cruzeiro, no último sábado. Após cair no gramado e pedir substituição, foi constatado um estiramento no ligamento do joelho direito que vai tirar o atacante de campo por 20 dias - além do corte na Seleção Brasileira. No entanto, o camisa 9 ainda ainda passará por reavaliação e a possibilidade de cirurgia não está descartada. Quem explica é o coordenador médico do Fluminense, Douglas Santos.

- A lesão no joelho é a mais frequente no futebol. Foi um entorse com estiramento do ligamento. Provocou um derrame articular. Saiu do jogo imediatamente, tentamos fazer uma avaliação melhor. Mas ele ainda tinha muita dor. A ressonância constatou o estiramento de alguns ligamentos. Se for só isso, é tratamento conservador - declarou, antes de completar.

- Esperamos que em duas semanas ele volte aos treinos. Não temos certeza ainda se só foi estiramento. Quando melhorar o derrame, ele será submetido a um novo exame para confirmar isso. A chance dele é muito boa, de ser só um tratamento conservador, mais 15 dias após a lesão ele vai passar por um novo exame. A chance de cirurgia é pequena. Mas ainda existe. Só mais pra frente vamos saber disso - avaliou.

Douglas Santos também aproveitou para relacionar o estiramento com um possível rompimento do ligamento. Apesar de não ser uma lesão considerada grave, é o principio de um rompimento. Devido a isso, novos exames serão feitos após o joelho desinchar para constatar a real gravidade do problema.

- Estiramento já é um topo de rompimento. Mas precisamos saber se ele vai deixar instabilidade ou não. Hoje sabemos que é um rompimento leve. Mas o derrame articular dificulta o exame de ressonância, a dor dificulta o exame clínico. O estiramento já é um rompimento parcial

Douglas Santos também aproveitou para comentar sobre a situação dos outros atletas que estão lesionados. O volante Airton está liberado e deve voltar a atuar com elenco, assim como o atacante Everaldo. Já Luciano ainda está no início da transição e deve demorar mais tempo para retornar aos gramados.

- Airton está liberado e deve participar do coletivo hoje. Luciano está na transição, começando a trabalhar com bola. Está no início de trabalho de transição. Everaldo hoje vai treinar normal. Deve estar liberado para o jogo do fim de semana - finalizou.