PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Barbieri confia em virada no 'jogo do ano' do Flamengo: 'Não é impossível'

28/08/2018 10h00

Ir ao Mineirão e vencer o Cruzeiro por, ao menos, dois gols de diferença não é das missões mais simples, mas é o que o Flamengo precisa para seguir vivo na Copa Libertadores e o técnico Maurício Barbieri confia na classificação do time na partida em que classificou, nesta terça, como a "mais importante do ano".

Para o treinador, a classificação passa pelo Flamengo ser capaz de tirar o rival da "zona de conforto", mesmo atuando em casa. Conseguindo isso, Barbieri acredita que a equipe conseguirá criar as chances de marcar os gols precisos.

- São várias questões que entram em campo. Precisamos criar condições para deixar o Cruzeiro desconfortável, tirá-los da zona de confronto. Antes de pensar em marcar o gol, temos que criar as oportunidades para, aí sim, ser decisivo e eficiente para fazermos os gols que precisamos - analisou Barbieri.

Durante a coletiva, Maurício Barbieri não confirmou o time que iniciará o jogo. Os exames realizados e o treino desta manhã serão determinantes, segundo o treinador, mas a tendência é de que a base da equipe titular seja mantida. Sem desfalques por lesão ou jogadores suspensos, Barbieri indicou que só será preservado aquela atleta que correr "sério risco de lesão".

- Temos avaliado caso a caso, jogo a jogo. Estão sendo avaliados agora pela manhã. Em uma decisão, não há como poupar. Pode se preservar alguém que corra um risco elevadíssimo de lesão. A nossa ideia sempre, em todos os jogos, é entrar com a melhor equipe para enfrentar os adversários - afirmou Barbieri, que celebrou o fato de ter os principais meio-campistas à disposição para enfrentar a Raposa no Mineirão:

- Os quatro (Cuéllar, Paquetá, Diego e Everton Ribeiro) são muito importantes e têm conseguido um protagonismo grande, até pelo numero de gols e assistências. Ficamos felizes em contar com eles em um jogo tão decisivo.

Com o resultado do Maracanã - vitória do Cruzeiro por 2 a 0 -. o Flamengo precisa derrotar o rival no Mineirão. Como não há mais gol qualificado como visitante, qualquer triunfo rubro-negro por dois gols de diferença levará a decisão para os pênaltis. Para avançar no tempo regulamentar, a equipe de Barbieri precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Já a Raposa garante a classificação com empate, qualquer vitória e derrota por um gol de diferença.

Nesta quarta-feira, às 21h45 no Mineirão, o Flamengo deve ir a campo escalado com a seguinte equipe: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego e Everton Ribeiro; Vitinho e Henrique Dourado (Uribe).

Confira outras respostas do técnico do Flamengo nesta terça, no Ninho:

MUDANÇAS EM FUNÇÃO DO RESULTADO DA IDA

São mudanças em funções de circunstâncias de momento e adversário. Conhecemos bem o Cruzeiro e o Cruzeiro também nos conhece bem. Temos a volta do Paquetá para esse jogo, isso é um ganho importante para nós, visto a importância e o bom desempenho que ele vem tendo. Vamos decidir qual será a melhor a equipe após o treino e será a melhor equipe pensando em enfrenta o Cruzeiro e as circunstâncias que enfrentamos no Mineirão.

DESGASTE PELAS VIAGENS E JOGOS EM AGOSTO

É complicado dizer o quanto pesa. São fatores que levamos em consideração, mas pouca possibilidade de atuação. Tivemos que fazer a viagem. A intenção de voltar foi visando a possibilidade de recuperar os jogadores por conta da estrutura do nosso CT. Foi isso que fizemos, chegamos bem preparados para enfrentar o Cruzeiro nesta decisão.

OSCILAÇÃO DA EQUIPE PÓS-COPA

Acho que temos oscilado mais nos resultados do que no desempenho. Conversamos com os treinadores no fim dos jogos, todos elogiam a equipe . Em alguns momentos não estamos conseguindo ser eficientes, mas estamos conseguindo criar chances em todos jogos.

O QUE TRABALHAR NOS DIAS QUE ANTECEDEM O DUELO

É um trabalho contínuo. Não vamos fazer grandes transformações na véspera do jogo. São cenários que já viemos trabalhando. São detalhes que fazem a diferença. Precisamos criar as oportunidades, espaço para buscar as chances de gols e assim finalizar e marcar o gol. Se conseguirmos aproveitar as oportunidades e fazer com que o Cruzeiro não aproveite, vamos ter condições de buscar a classificação. O Cruzeiro é uma equipe com experiência. Uma grande equipe, tem um grande treinador e está habituada a esse tipo de competição.

DOMÍNIO DE BRASILEIROS E ARGENTINOS NA LIBERTADORES-2018

É um reflexo de serem as maiores ligas e seleções do continente. Talvez, seja até natural que seja assim, mas não sei dizer os motivos. Serão confrontos difíceis, equilibrados e só vêm a valorizar a competição.

REENCONTRO DO EVERTON RIBEIRO COM O MINEIRÃO

O Everton vem em um momento muito bom. Um dos que podem fazer a diferença a nosso favor. Tem um história grande em Minas e isso pode ser mais um fator de motivação para ele fazer um grande jogo, nos ajudar bastante e ser um fator de desequilíbrio sim.

POSTURA DO CRUZEIRO NO MINEIRÃO

O Cruzeiro é uma equipe madura, faz um jogo seguro, pragmática, joga em função do resultado, não acredito que mudarão de postura, mas tem um grande treinador. Temos que estar preparados para o que acontecer em campo. Temos que tirá-los da zona de conforto para criarmos as chances que precisamos.

Esporte