PUBLICIDADE
Topo

Esporte

#VerguenzaConmebol: santistas se manifestam à espera de julgamento

27/08/2018 15h43

Ansiosa pela definição do caso envolvendo o volante Carlos Sánchez, a torcida do Santos não ficou parada na manhã e começo da tarde desta segunda-feira. Pelo contrário. Em ação organizada no Twitter, os torcedores usaram a hashtag #VerguenzaConmebol para mobilizarem não só os próprios alvinegros, mas também torcedores de outras equipes brasileiras na causa envolvendo o Peixe. O julgamento está acontecendo neste momento em Luque, no Paraguai.

A manifestação alvinegra foi tão grande que acabou indo parar nas tendências mundiais da rede social, os assuntos mais falados do dia. O Peixe está sendo julgado por uma possível escalação irregular do volante uruguaio no jogo de ida contra o Independiente. A partida de volta acontece nesta terça-feira, às 19h30, no Pacaembu. O camisa 7 foi relacionado normalmente e viaja com o elenco à capital.

O Santos, publicamente, expôs sua defesa baseada em dois fatores primordiais: o primeiro deles é a consulta ao sistema da própria Conmebol, o Comet, no qual não constava nenhuma suspensão ou sanção envolvendo Sánchez. E o segundo é o fato da entidade ter assumido a culpa no caso de Bruno Zuculini, atleta do River Plate que vinha atuando na Libertadores mesmo tendo sanções a cumprir.

O problema é que os casos são distintos no fato de que o River enviou um ofício consultando a Conmebol a respeito da situação de seu jogador e obteve uma liberação formal da entidade. No caso do Santos, o jurídico do clube baseou-se apenas no sistema e não fez uma consulta à entidade, até por não ter conhecimento a respeito da suspensão de Sánchez datada de 2015.

Seja como for, é certo que o Peixe precisará de uma vitória para eliminar o Independiente, já que a partida de ida foi 0 a 0. Caso seja responsabilizado pelo uso irregular de Sánchez, terá de reverter o placar de 3 a 0 no Pacaembu. Todos os ingressos disponíveis para a torcida alvinegra já foram vendidos.

Esporte